Estratégias de aprendizagem e a regulação da emoção no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp90

Palavras-chave:

estratégias cognitivas, metacognição, emoções, educação básica

Resumo

O presente estudo teve como objetivos caracterizar o uso de estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de crianças brasileiras do Ensino Fundamental, examinar se existem diferenças nessas variáveis em razão do sexo, ano escolar e idade dos estudantes, bem como explorar possíveis relações entre elas. A amostra foi composta de 38 alunos, do Ensino Fundamental de escolas públicas. Os dados foram coletados por meio de duas escalas do tipo Likert. Não foram encontradas diferenças significativas entre meninos e meninas nas escalas de estratégias de aprendizagem e de regulação emocional. Os resultados revelaram que os estudantes de anos mais avançados obtiveram médias significativamente menores na escala de estratégias de aprendizagem quando comparados aos alunos que estão no meio do curso. As correlações tenderam a ser positivas e significativas entre os aspectos cognitivos, metacognitivos e a regulação emocional, todavia as magnitudes foram predominantemente fracas.

 

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Biografia do Autor

Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, Pós-doutoramento em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Santo Antônio de Jesus.

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Ph.D em Educação pela University of Southern, California.Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Patrícia Waltz Schelini, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós- Doutora pela Universidade do Minho (Portugal). Professora da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2018-10-07

Como Citar

Suehiro, A. C. B., Boruchovitch, E., & Schelini, P. W. (2018). Estratégias de aprendizagem e a regulação da emoção no Ensino Fundamental. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(3supl), 90–111. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp90

Edição

Seção

Artigos Originais