A formação em psicologia no contexto da democratização do ensino superior no Brasil

Autores

  • Fábio Henrique Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pablo Sousa Seixas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Oswaldo Hajime Yamamoto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p76

Palavras-chave:

Formação do Psicólogo, Ensino superior, Democracia, Processos políticos.

Resumo

O Ensino Superior no Brasil carrega uma estrutura que privilegia os interesses da burguesia e exclui estudantes oriundos das classes trabalhadoras. Assim, o elitismo que é um elemento marcante nas Universidades, caracterizou também a formação em Psicologia ao longo da história. Esse trabalho objetiva analisar o cenário da formação em Psicologia no Brasil no contexto da democratização do Ensino Superior. Para isso, foi realizada uma investigação com informações de domínio público localizadas em banco de dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os principais resultados mostram que os cursos de Psicologia se distribuem geograficamente de forma heterogênea nas regiões brasileiras e que o perfil dos estudantes tem demonstrado mudanças concernentes às questões étnicas, ao número de alunos beneficiados por bolsas e financiamentos. Além disso, há o predomínio do curso noturno, o que pode supor que o curso de Psicologia seja composto majoritariamente por estudantes-trabalhadores e caracterizado por estudantes mulheres, brancas e jovens-adultas.

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Biografia do Autor

Fábio Henrique Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015).

Pablo Sousa Seixas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus de Santa Cruz (FACISA)

Oswaldo Hajime Yamamoto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo . Professor Emérito (Titular aposentado) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

Dantas, F. H., Seixas, P. S., & Yamamoto, O. H. (2019). A formação em psicologia no contexto da democratização do ensino superior no Brasil. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(3), 76–96. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p76

Edição

Seção

Artigos Originais