Repertório de habilidades sociais e atraso escolar em adolescentes em conflito com a lei

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n2p118

Palavras-chave:

Adolescentes em conflito com a lei, habilidades sociais, atraso escolar, trajetória delituosa

Resumo

Déficits em habilidades sociais (HS) se associam a problemáticas na adolescência. Sua relação com a prática de atos infracionais não é, contudo, clara. O objetivo deste estudo foi caracterizar o repertório de HS de adolescentes infratores e comparar as proporções com repertórios deficitário e satisfatório em: escolaridade, variáveis da trajetória delituosa (Boletins de Ocorrência e Medidas Socioeducativas anteriores) e contexto de recrutamento. Dados de 52 adolescentes infratores foram coletados com o IHS-A e compilados em prontuários. Em média, a amostra apresentou bom repertório de HS, à exceção de civilidade, assertividade e desenvoltura social. Somente 38,5% apresentaram escore total deficitário. Estes não se diferenciaram daqueles com repertório satisfatório em escolaridade, trajetória delituosa e contexto de recrutamento. Tampouco se observaram correlações significativas entre HS e escolaridade e HS e trajetória delituosa. Corrobora-se que nem todos os infratores apresentam déficits em HS, as quais possivelmente não desempenhem papel crucial no desenvolvimento da delinquência juvenil.

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Biografia do Autor

Marina Mara Martins Rodrigues Visioli, Universidade de São Paulo

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP),

Josiane Rosa Campos, Instituto de Análise do Comportamento de Ribeirão Preto

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Pós doutora em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru). Psicóloga clínica no INAC- Instituto de Análise do Comportamento, de Ribeirão Preto.

André Vilela Komatsu, Universidade de São Paulo

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade de São Paulo (USP).

Marina Rezende Bazon, Universidade de São Paulo

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP-RP).

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Publicado

2018-09-18

Como Citar

Visioli, M. M. M. R., Campos, J. R., Komatsu, A. V., & Bazon, M. R. (2018). Repertório de habilidades sociais e atraso escolar em adolescentes em conflito com a lei. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(2), 118–140. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n2p118

Edição

Seção

Artigos Originais