A concepção de estudantes universitários acerca da vergonha: um estudo no campo da psicologia moral

Autores

  • Mayara Gama de Lima Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0002-9298-7732
  • Heloisa Moulin de Alencar Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n1p124

Palavras-chave:

Moralidade, vergonha, estudantes universitários

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar o juízo moral de estudantes universitários acerca da vergonha. O instrumento utilizado foi uma entrevista com roteiro semiestruturado, baseada no método clínico proposto por Piaget, contendo questões relativas à concepção de vergonha e ao juízo moral deste sentimento. Os dados revelam que o juízo de valor moral da vergonha envolve conteúdos que a equivalem a um controle externo e a um controle interno, sendo encontradas com maior frequência as categorias juízo e/ou olhares alheios e autojuízo, respectivamente. Espera-se, assim, contribuir com a reflexão sobre a relação entre a vergonha e o universo moral de estudantes universitários, e com o estudo da vergonha e da afetividade na psicologia moral. 

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Biografia do Autor

Mayara Gama de Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo

Heloisa Moulin de Alencar, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia - Berkeley (EUA). Professora Associada IV da Universidade Federal do Espírito Santo. 

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Publicado

2016-07-07

Como Citar

de Lima, M. G., & de Alencar, H. M. (2016). A concepção de estudantes universitários acerca da vergonha: um estudo no campo da psicologia moral. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 7(1), 124–144. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n1p124

Edição

Seção

Artigos Originais