Escala de Avaliação de Altas Habilidades / Superdotação – versão professor: validade de conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n1p103

Palavras-chave:

validade do teste, educação especial, avaliação psicológica, coeficiente kappa

Resumo

A avaliação das altas habilidades embora escassa na literatura científica é de grande relevância dentro da Psicologia. Diante disso, o objetivo deste estudo foi verificar, através da validade de conteúdo, a adequação dos itens que compõem a Escala de Avaliação de Altas Habilidades – Versão Professor. Para isso, seis estudantes de pós-graduação na área da avaliação psicológica atuaram como juízes, classificando os 41 itens do instrumento em cinco fatores (capacidade intelectual acadêmica, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico). Os resultados demonstraram a adequação dos itens, tendo a maioria deles apresentado índices de concordância perfeita acima de 80% (n=29) e entre 60 e 80% (n=8), indicando concordância moderada. Apenas quatro itens apresentaram concordância igual ou inferior a 50%, sugerindo a necessidade de reformulações. As análises dos coeficientes Kappa evidenciaram índices entre 0,69 e 0,81. Os resultados apontaram a adequação da escala ao conteúdo do modelo que pretende avaliar.

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Biografia do Autor

Tatiana de Cassia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC/ CAMPINAS

Pós Doutorado na Universidade São Francisco. Professora do curso de Pós-Graduação strictu sensu em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Carolina Rosa Campos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC/ CAMPINAS

Doutoranda em psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Maristela Volpe dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC/ CAMPINAS

Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas

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Publicado

2016-07-07

Como Citar

Nakano, T. de C., Campos, C. R., & Santos, M. V. dos. (2016). Escala de Avaliação de Altas Habilidades / Superdotação – versão professor: validade de conteúdo. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 7(1), 103–123. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n1p103

Edição

Seção

Artigos Originais