Contribuições da psicologia a um projeto de educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n2p230Palavras-chave:
psicologia ambiental, educação ambiental, análise do comportamento, interdisciplinaridadeResumo
O projeto de extensão “Educação ecológica, desenvolvimento regional e cidadania global: a conservação de riachos urbanos da região metropolitana de Maringá” é um trabalho interdisciplinar, cujo objetivo era sensibilizar a população e os futuros cidadãos sobre a necessidade da conservação dos riachos urbanos e fundos de vale. A execução do projeto se deu por meio de mostras científicas em escolas da região metropolitana de Maringá e contou com a participação de diversas áreas do conhecimento, como biologia, psicologia, geografia e artes cênicas. A psicologia analisou a efetividade das atividades realizadas nas escolas e indicou que a proposta de educação ambiental estava mais voltada para a dimensão comportamental do “dizer” que do “fazer”. A análise psicológica propôs, então, algumas mudanças no projeto de modo que os alunos não só falassem (“dizer”) sobre a preservação do meio ambiente, mas que também emitissem comportamentos (“fazer”) tidos como pró-ambientais.
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