Escala de autoeficácia acadêmica para o ensino médio: busca de evidências psicométricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2015v6n1p36

Palavras-chave:

autoeficácia, estudantes, ensino médio, motivação.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma adaptação e a busca de evidências psicométricas de uma escala de autoeficácia acadêmica a ser utilizada com estudantes do ensino médio. Participaram 453 estudantes, com idade média de 15,93 (DP 1,2) anos, distribuídos entre as três séries do ensino médio. A escala adaptada, denominada Escala de Autoeficácia Acadêmica para o Ensino Médio, é composta por 16 itens e está organizada em três fatores: autoeficácia para aprender, autoeficácia para atuar na vida escolar e autoeficácia para decisão de carreira. Por meio de análise fatorial exploratória foi verificado KMO = 0,90 e 56,57% da variância explicada. A consistência interna verificada foi 0,88. Essa escala demonstrou boas condições para identificar a autoeficácia acadêmica dos estudantes do ensino médio.

Biografia do Autor

Soely Polydoro, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Doutora em Educação pela Univesridade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Psicologia Escolar da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Daniela Couto Guerreiro Casanova, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutoranda em Políticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho.

Referências

Abramovay, M., & Castro, M. C. (Orgs.). (2003). Ensino médio: múltiplas vozes. Brasília: UNESCO, MEC. Azzi, R. G., Guerreiro-Casanova, D. C., & Dantas, M. A. (2010). Autoeficácia acadêmica: possibilidade para refletir sobre o ensino médio. EccoS – Revista Científica, 12(1), 51-67.

Azzi, R. G., Guerreiro-Casanova, D. C., & Dantas, M. A. (2014). Autoeficácia acadêmica: percepções de estudantes brasileiros. In R. G. Azzi, & D.A. Vieira (Org.). Crenças de eficácia em contexto educativo (pp. 67–83). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Azzi, R. G., & Polydoro, S. A. J. (2010). O papel da autoeficácia e autorregulação no processo motivacional. In E. Boruchovitch, J. A. Bzuneck, & S. E. R. Guimarães (Org.) Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo (pp. 126-144). Rio de Janeiro: Ed. Vozes.

Azzi, R. G., & Polydoro, S. A. J. (2011). Contribuições da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura ao contexto educativo. In R. G. Azzi, & M. H.T.A. Gianfaldoni (Orgs.). Psicologia e Educação (pp. 177-198). (Série ABEP Formação). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Azzi, R. G., Guerreiro-Casanova, D. C., Dantas, M. A., & Maciel, A. C. (2011, July). Academic self-efficacy and learning and study strategies: Brazilian students’ perceptions. Exposed in the 15th Biennial of the international study association on teachers and teaching, Braga, University of Minho, Portugal.

Bandura, A. (1990). Multidimensional scales of perceived self-efficacy. Stanford, CA: Stanford University.

Bandura, A. (1993). Perceived self-efficacy in cognitive development and functioning. Educational Psychologist, 28(2), 117-148. doi: 10.1207/s15326985ep2802_3

Bandura, A. (1997). Self-efficacy: the exercise of control. New York: W. H. Freeman. Bandura, A. (2006). Adolescent development from an agentic perspective. In F. Pajares, & T. Urdan. Self-efficay beliefs of adolescents (pp. 1-43). Connecticut: Information Age Publishing.

Bong, M. (2006). Asking the right question: how confident are you that you could successfully perform these tasks? In Pajares, F., & Urdan, T. Self-efficay beliefs of adolescents (pp.287-305). USA: Information Age Publishing.

Boruchovitch, E., & Bzuneck, J. A. (2010). Motivação para aprender no Brasil: estado da arte e caminhos futuros. In E. Boruchovitch, J. A. Bzuneck, & S. E. R. Guimarães (Orgs.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo (pp. 231-250). Petrópolis: Vozes.

Choi, N., Fuqua, D. R., & Griffin, B. W. (2001). Exploratory analysis of the structure of scores from the multidimensional scales of perceived selfefficacy. Educational and Psychological Measurement, 61(3), 475-489. doi: 10.1177/00131640121971338

Cozby, P. C. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento (P. I. C. Gomide, & E. S. J. O. Otta, Trads.). São Paulo: Atlas. Dancey, C. P., & Reidy, J. (2006). Estatística sem matemática para a psicologia: usando SPSS para Windows. Porto Alegre: Artmed.

Field, A. (2009). Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Artmed.

Freitas, M. F. R. L. (2011). Autoeficácia: evidências de validade de uma medida e seu papel moderador no desenvolvimento de dotação e talento. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Guerreiro-Casanova, D. C., Dantas, M. A., & Azzi, R. G. (2011). Autoeficácia de alunos do ensino médio e nível de escolaridade dos pais. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 2(1), 36-55. doi: 10.1590/2175- 3539/2014/0183760

Guerreiro-Casanova, D. C., & Polydoro, S. A. J. (2011a). Autoeficácia e integração ao ensino superior: um estudo com estudantes de primeiro ano. Psicologia: Teoria e Prática, 13(1), 75-88.

Guerreiro-Casanova, D. C, & Polydoro, S. A. J. (2011b). Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação. Psicologia: Ciência e profissão, 31(1), 50-65. doi: 10.1590/S1414- 98932011000100006

Martinelli, S. C., Bartholomeu, D., Caliatto, S. G., & Sassi, A. de G. (2009). Children’s self-efficacy scale: initial psychometric studies. Journal of Psychoeducational Assessment, 27, 145-156. doi: 10.1177/0734282908325551

Pastorelli, C., Caprara, G. C., Barbaranelli, C., Rola, J., Rozsa, S., & Bandura, A. (2001). The structure of children’s perceived self-efficacy: a cross-national study. European Journal of Psychological Assessment, 17(2), 87-97. doi: 10.1027//1015-5759.17.2.87

Perez, E. R., & Delgado, M. F. (2006). Inventario de autoeficacia para el estudio: desarrollo y validación inicial. Avaliação Psicológica, 5(2), 135-143.

Polydoro, S. A. J., Azzi, R. G., & Vieira, D. (2010). Orientações de construção e aplicações de escalas na avaliação de crenças de autoeficácia. In A. A. A. Santos, E. Boruchovith, E. Nascimento, & F. F. Sisto (Orgs.). Perspectivas em avaliação psicológica (pp. 189-210). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Polydoro, S. A. J., & Guerreiro-Casanova, D. C. (2010). Escala de Autoeficácia na Formação Superior: construção e estudo de validação. Avaliação Psicológica, 9(2), 267-278.

Sá, A. P. (2006). Propriedades psicométricas de uma escala de auto-eficácia acadêmica e suas relações com desempenho estudantil e interação social. Revista brasileira de terapias cognitivas, 2(2), 61-72.

Sposito, M. P. (2008). Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. In H. W. Abramo, & P. P. M. Branco (Orgs.). Retratos da Juventude Brasileira, Análises de uma pesquisa nacional. (pp. 87-127). São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo.

Teixeira, M. L.T. (2011). Juventude, exclusão e processos educativos. In Azzi, R. G., & M. H.T.A.Gianfaldoni (Orgs.). Psicologia e Educação. (p. 239-253). (Série ABEP Formação). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Vieira, D., Caires, S., & Polydoro, S. A. J. (2011, Julho). Escala de autoeficácia na formação superior (AEFS): análise factorial confirmatória. VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação e XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa.

Zambom, M. P., Azzi, R. G., Polydoro, S. A. J., De Rose, T. M., & GuerreiroCasanova, D. C. (2011, jun.). Relations entre perceptions de la structure de la classe, auto-efficacité, buts d'accomplissement, stratégies d'apprentissage et performance dans un groupe de brésiliens. Congrès 2011 de l'Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (p. 147-151), UNESCO. Paris, França.

Zibas, D. M. L., Ferretti, C. J., & Tartuce, G. L. B. P. (2006). Micropolítica escolar e estratégias para o desenvolvimento do protagonismo juvenil. Cadernos de pesquisa, 36(127), 51-58. doi: 10.1590/S0100-15742006000100004

Zimmerman, B. J., Bandura, A., & Martinez-Pons, M. (1992). Self-motivation for academic attainment: the role of self-efficacy beliefs and personal goal settings. American Education Research Journal, 29(3), 663-676. doi: 10.3102/00028312029003663

Zimmerman, B. J., & Schunk, D. (2003). Albert Bandura: the scholar and his contributions to educational psychology. Educational psychology: A century of contributions. (pp. 431-457). Mahwah, NJ: Erlbaum.

Downloads

Publicado

2015-06-19

Como Citar

Polydoro, S., & Casanova, D. C. G. (2015). Escala de autoeficácia acadêmica para o ensino médio: busca de evidências psicométricas. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 6(1), 36–53. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2015v6n1p36

Edição

Seção

Artigos Originais