Escala de autoeficácia acadêmica para o ensino médio: busca de evidências psicométricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2015v6n1p36

Palavras-chave:

autoeficácia, estudantes, ensino médio, motivação.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma adaptação e a busca de evidências psicométricas de uma escala de autoeficácia acadêmica a ser utilizada com estudantes do ensino médio. Participaram 453 estudantes, com idade média de 15,93 (DP 1,2) anos, distribuídos entre as três séries do ensino médio. A escala adaptada, denominada Escala de Autoeficácia Acadêmica para o Ensino Médio, é composta por 16 itens e está organizada em três fatores: autoeficácia para aprender, autoeficácia para atuar na vida escolar e autoeficácia para decisão de carreira. Por meio de análise fatorial exploratória foi verificado KMO = 0,90 e 56,57% da variância explicada. A consistência interna verificada foi 0,88. Essa escala demonstrou boas condições para identificar a autoeficácia acadêmica dos estudantes do ensino médio.

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Biografia do Autor

Soely Polydoro, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Doutora em Educação pela Univesridade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Psicologia Escolar da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Daniela Couto Guerreiro Casanova, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutoranda em Políticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho.

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Publicado

2015-06-19

Como Citar

Polydoro, S., & Casanova, D. C. G. (2015). Escala de autoeficácia acadêmica para o ensino médio: busca de evidências psicométricas. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 6(1), 36–53. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2015v6n1p36

Edição

Seção

Artigos Originais