Preparação para a aposentadoria: intervenção em um serviço público municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n2p214

Palavras-chave:

trabalho, aposentadoria, desenvolvimento profissional, estágios de desenvolvimento

Resumo

O trabalho ocupa um lugar de centralidade na vida humana, de modo que intervenções acerca da transição trabalho-aposentadoria vêm sendo desenvolvidas objetivando facilitar o desenvolvimento profissional ao longo da vida, sobretudo no estágio de desengajamento. Este estudo objetivou descrever e analisar os resultados de um programa de preparação para a aposentadoria (PPA). Em quatro anos do programa participaram 122 pessoas com idade média de 57 anos (DP=1,52). O programa foi desenvolvido em oito encontros, nos quais foram abordados os seguintes temas: vida financeira, empreendedorismo, saúde e envelhecimento, família, vida social, trajetória socioprofissional e projetos de futuro. Por meio de autoavaliações, comparando a situação pré e pós intervenção, os participantes registraram mudanças relevantes nos sentimentos e recursos internos para enfrentamento da transição trabalho- aposentadoria. Foram apontadas possibilidades de aprimoramento do programa e de implementação de políticas públicas para a aposentadoria e o envelhecimento digno, considerando o cenário econômico e previdenciário brasileiro.

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Biografia do Autor

Marlize Paulo da Silva, Prefeitura Municipal de Maringá-PR

Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Psicóloga do Trabalho na Diretoria de Capacitação de Pessoas da Prefeitura Municipal de Maringá-PR.

Lucy Leal Melo-Silva, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. Professora Associada Sênior na Graduação e Pós-graduação em Psicologia da FFCLRP-USP.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Paulo da Silva, M., & Melo-Silva, L. L. (2020). Preparação para a aposentadoria: intervenção em um serviço público municipal. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 11(2), 214. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n2p214

Edição

Seção

Relato de Experiência/Prática Profissional