Instrumentos aplicados em estudos brasileiros em psicologia do esporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p77

Palavras-chave:

avaliação psicológica, psicologia do esporte, psicofisiologia

Resumo

A Psicologia do Esporte é uma das áreas de atuação dos psicólogos que faz uso instrumentos de avaliação. Depende, portanto, da construção e validação de instrumentos para essa população. Este estudo analisou os instrumentos validados para a população brasileira, citados em artigos nacionais sobre Psicologia do Esporte, no período de 2002 a 2012. Os descritores “validação”, “teste”, “esporte” e “psicofisiologia” foram cruzados com os descritores “ansiedade”, “estresse”, “depressão”, “motivação”, “liderança”, “agressividade”, “imaginação”, “humor”, “autoestima”, “autoeficácia”, nas bases de dados eletrônicas Periódicos/CAPES, SciELO-Brasil e PubMed em janeiro de 2013. Para 38 modalidades esportivas e outras não competitivas, encontraram-se seis instrumentos traduzidos e validados para o Brasil, mas ainda não avaliados/aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Discute-se a inclusão de medidas psicofisiológicas no processo avaliativo e a validação dos instrumentos aplicados à Psicologia do Esporte.

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Biografia do Autor

Andressa Melina Becker da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Psicologia pela PUC-Campinas

Gisele Fernandes de Lima Foch, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Claudiane Aparecida Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Sônia Regina Fiorin Enumo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Dra. do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

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Publicado

2014-11-27

Como Citar

Becker da Silva, A. M., de Lima Foch, G. F., Guimarães, C. A., & Fiorin Enumo, S. R. (2014). Instrumentos aplicados em estudos brasileiros em psicologia do esporte. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 5(2), 77–95. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n2p77

Edição

Seção

Artigos Originais