O papel da supervisão na formação de terapeutas comportamentais: Estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n1p96

Palavras-chave:

supervisão, formação de terapeutas, habilidades terapêuticas

Resumo

O processo terapêutico requer do terapeuta habilidades que vão além de conhecimentos teóricos e técnicas, sendo a relação terapêutica uma variável imprescindível para o sucesso da psicoterapia comportamental. A supervisão de atendimentos clínicos é um recurso pedagógico fundamental para o desenvolvimento de habilidades do futuro terapeuta, bem como, para aumentar as condições de oferta de um atendimento psicoterapêutico mais adequado ao cliente. O presente artigo relata uma experiência de supervisão em que o primeiro cliente de uma terapeuta em formação apresentava padrões comportamentais de agressividade. O padrão do cliente produzia comportamentos e sentimentos na terapeuta que dificultavam o progresso e o sucesso terapêutico. A supervisão ocupou assim um papel de analisar e modelar comportamentos da terapeuta como estratégia para aumentar as chances de sucesso do caso. Em resultado às estratégias adotadas em supervisão, houve mudanças no padrão da interação da terapeuta em formação com seu cliente e avanços no caso.

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Biografia do Autor

Raquel Martins Sartori, Centro Universitário de Votuporanga - UNIFEV

Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professora na UNIFEV

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Publicado

2014-06-15

Como Citar

Sartori, R. M. (2014). O papel da supervisão na formação de terapeutas comportamentais: Estudo de caso. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 5(1), 96–108. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n1p96

Edição

Seção

Artigos Originais