Procrastinação acadêmica: Um estudo exploratório

Autores

  • Rita Karina Nobre Sampaio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Isabel Cristina Dib Bariani Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n2p242

Palavras-chave:

procrastinação acadêmica, estudante universitário, psicologia educacional

Resumo

A procrastinação acadêmica pode compreendida como um fenômeno dinâmico, que envolve aspectos pessoais, comportamentais e ambientais e se caracteriza pelo adiamento não estratégico de ações. Esse comportamento pode prejudicar o desempenho acadêmico estudante. O presente estudo objetivou explorar e descrever a procrastinação entre os estudantes universitários, bem como identificar as atividades mais e menos adiadas e os sentimentos relatados ao se procrastinar. Os resultados indicam a frequência da procrastinação entre os universitários, bem como uma relação de tarefas acadêmicas adiadas e de sentimentos desagradáveis ao procrastinar.

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Biografia do Autor

Rita Karina Nobre Sampaio, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Isabel Cristina Dib Bariani, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)

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Publicado

2011-02-18

Como Citar

Sampaio, R. K. N., & Bariani, I. C. D. (2011). Procrastinação acadêmica: Um estudo exploratório. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 2(2), 242–262. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n2p242

Edição

Seção

Artigos Originais