A empatia e a percepção de emoções em estudantes de Psicologia e psicoterapeutas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n2p133

Palavras-chave:

empatia, percepção de emoções primárias, psicoterapia

Resumo

A presente investigação teve como objectivo estudar a empatia e a capacidade de percepção de emoções primárias em estudantes de Psicologia e psicoterapeutas da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Para medir os construtos em estudo, recorreu-se à primeira versão experimental portuguesa do Test de Empatía Cognitiva y Afectiva (TECA), traduzida e adaptada na presente investigação, e ao Teste de Percepção de Emoções Primárias (PEP), construído na Universidade de São Francisco (Brasil). Procurou-se averiguar em que medida as competências supramencionadas são desenvolvidas na formação académica ou apenas através da experiência prática, pelo que se recorreu à sua avaliação, numa amostra de 113 participantes. Verificou-se que a empatia cognitiva é superior nos sujeitos com maior formação e experiência, que a empatia emocional está positivamente (porém não significativamente) correlacionada com a percepção de emoções, e que os dois tipos de empatia (cognitiva e emocional) apresentam algum grau de independência entre si.

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Biografia do Autor

Ana Rita Palhoco, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Mestre, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Maria João Afonso, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Doutora, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

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Publicado

2011-02-18

Como Citar

Palhoco, A. R., & Afonso, M. J. (2011). A empatia e a percepção de emoções em estudantes de Psicologia e psicoterapeutas. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 2(2), 133–153. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n2p133

Edição

Seção

Artigos Originais