Estigma social e hanseníase: identificação de conhecimento como estratégia de educação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.48115

Palavras-chave:

hanseníase, estigma, educação em saúde, conhecimento

Resumo

A hanseníase é marcada por fatores sociais e culturais que contribuíram à estigmatização. Este estudo busca identificar o conhecimento a respeito da doença, por meio de um instrumento tipo Likert. Os resultados demonstraram (N = 112) que a transmissão foi o tópico mais controverso, pois 51,8% dos participantes declararam conhecer o meio de transmissão; ao mesmo tempo que 59,4% sinalizaram que a transmissão se dá por contato com a pele. O estudo também evidencia a necessidade de conhecimento sobre o tratamento e sintomas da doença, pois 33% declararam conhecer o tratamento; e 56,3% declararam conhecer pouco os sintomas. Os participantes demonstraram não depositar estigmatização do corpo ao observar lesões cutâneas, assim como não associam crenças religiosas a uma justificativa de manifestação da doença ou como recurso de cura. Esse trabalho aponta a importância do conhecimento como estratégia de educação em saúde para desmistificação de estigmas socialmente construídos.

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Biografia do Autor

Tamara Maria de Almeida Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Valdinei Santos de Aguiar Junior, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (2009), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (2010), especialização em Direito e Saúde pelo Fundação Oswaldo Cruz (2012), mestrado em Saúde Pública pelo Fundação Oswaldo Cruz (2015) e doutorado em Doutorado em Saúde Pública pelo Fundação Oswaldo Cruz (2019).

Jaqueline Rocha Borges dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas (1999), especialização de Gestão em Saúde Pública (2022), especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (2024), mestrado em Farmacologia (2002) pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Farmacologia (2013) pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Silva, T. M. de A., Santos de Aguiar Junior, V., & dos Santos, J. R. B. (2024). Estigma social e hanseníase: identificação de conhecimento como estratégia de educação em saúde . Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 14, 01–17. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.48115