Recalque e repressão: Uma discussão teórica ilustrada por um filme

Autores

  • Maria Lucia de Souza Campos Paiva Universidade Presbiteriana Mackenzie /São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n2p229

Palavras-chave:

psicanálise, repressão, inconsciente

Resumo

As primeiras traduções para o português da obra freudiana acabaram apresentando problemas, pois não foram feitas diretamente do alemão. Mais de cem anos depois do início da psicanálise, ainda há inúmeras discussões a respeito da metapsicologia freudiana e a dificuldade em se chegar a um consenso na tradução de alguns conceitos. O presente artigo retoma os conceitos freudianos de recalque originário, recalque e repressão. Para discutir tais conceitos, utilizou-se um filme co-produzido por alemães/argentinos, cujo nome original é Das lied in mir, lançado em 2011 e dirigido por Florian Micoud Cossen. Por meio da película, estes conceitos freudianos são analisados e é discutida a diferenciação dos conceitos: recalque e repressão, mostrando a importância da tradução precisa dos mesmos.

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Biografia do Autor

Maria Lucia de Souza Campos Paiva, Universidade Presbiteriana Mackenzie /São Paulo

Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo).

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Publicado

2011-02-18

Como Citar

Paiva, M. L. de S. C. (2011). Recalque e repressão: Uma discussão teórica ilustrada por um filme. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 2(2), 229–241. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n2p229

Edição

Seção

Artigos Originais