Oficina de criatividade: Revendo o processo de ensinar, aprender e atuar em Psicologia

Autores

  • Maria Helena Carvalho de Oliveira Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2012v3n1p125

Palavras-chave:

supervisão, formação, psicologia

Resumo

A Oficina de Criatividade, disciplina de estágio clínico supervisionado, oferecida no curso de psicologia da Universidade Paulista, tem se mostrado campo fértil para os estagiários, não somente no processo de formação profissional, mas também pessoal e de abertura para novos campos de atuação no trabalho com grupos. Como disciplina, oferece ao futuro psicólogo um lugar de autoexperimentação, que propicia o seu próprio desenvolvimento simultaneamente ao seu preparo profissional, por meio de propostas temáticas que envolvem o uso de recursos expressivos como facilitadores do processo. A experiência de supervisão desta disciplina, da atuação em campo e de relatos de alunos e de instituições beneficiadas com este atendimento revela um modo de pensar a aprendizagem como um lugar de descoberta de potências, a partir de um fazer psicológico diferenciado, que parte da experiência para a teoria, visando sensibilizar, flexibilizar e transformar pessoas em sujeitos criadores, críticos e condutores de sua própria história.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Helena Carvalho de Oliveira, Universidade Paulista

Mestranda em Psicologia Clínica pela PUC/SP Professor na Universidade Paulista.

Referências

Bondía, J. L. (2002). Notas sobre a experiência e o saber da experiência (J. W. Geraldi, Trad.). Revista Brasileira de Educação, 19, 20-28, janeiro a abril. Campinas/SP. (Obra original publicada em 2001)

Cupertino, C. M. B. (2008). Atuação em campo com Oficinas de Criatividade: que Psicologia se faz? Anais do 8º Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições. 12 p. São Paulo: SP, Brasil. USP. Recuperado em 20 de dezembro de 2011 de http://www.christinacupertino.com.br/publicacoes_exibe.asp?id=31.

Severino, A. J. (2009) Nietzsche. [Vídeo-Documentário]. Disco 3. Áudio: Português. Duração: 23 min. (Coleção: Filósofos e a Educação). Brasil.

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

Oliveira, M. H. C. de. (2012). Oficina de criatividade: Revendo o processo de ensinar, aprender e atuar em Psicologia. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 3(1), 125–131. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2012v3n1p125

Edição

Seção

Relato de Experiência/Prática Profissional