Autoeficácia de alunos do ensino médio e nível de escolaridade dos pais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n1p36

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar diferenças entre as percepções de autoeficácia acadêmica e uso de estratégias de estudo e aprendizagem em aulas de língua portuguesa de estudantes do ensino médio de escolas públicas tendo como critério o nível de estudo dos pais. Participaram 534 estudantes do ensino médio de escolas públicas do estado de São Paulo. Foram utilizados três instrumentos de autorrelato: questionário de caracterização, Escala de Autoeficácia Acadêmica e o Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem. Os resultados encontrados por meio do teste de Kruskall-Wallis indicaram diferenças significativas para as crenças de autoeficácia acadêmica dos estudantes de acordo com os diferentes níveis de estudo das mães e dos pais. Os resultados do uso de estratégias de estudo e aprendizagem dos estudantes não apresentaram diferenças significativas quando considerados os níveis de estudos das mães e dos pais. Sugerem-se pesquisas sobre envolvimento parental nas atividades escolares de seus filhos.

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Biografia do Autor

Daniela Couto Guerreiro-Casanova, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação  pela Universidade Estadual de Campinas

Marilda Aparecida Dantas, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação  pela Universidade Estadual de Campinas

Roberta Gurgel Azzi, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação e docente Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

2011-04-05

Como Citar

Guerreiro-Casanova, D. C., Dantas, M. A., & Azzi, R. G. (2011). Autoeficácia de alunos do ensino médio e nível de escolaridade dos pais. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 2(1), 36–55. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2011v2n1p36

Edição

Seção

Artigos Originais