Dinâmica da Qualidade das Escolas Públicas do Ceará: Uma abordagem a partir dos Modelos de Convergência
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11n1.45784Palavras-chave:
Qualidade da Educação, Ceará, IDEB, Modelos de Convergência.Resumo
O presente artigo fez uso dos modelos de convergência para investigar se há convergência no desempenho das escolas públicas do Estado nos indicadores de qualidade, bem como estimar quantos anos serão necessários para que as escolas de pior desempenho alcancem o nível de qualidade das escolas melhor classificadas. Os dados foram obtidos do (INEP), onde constam informações do Censo Escolar da educação básica para o período de 2005 a 2017, e as notas do (IDEB). Os resultados indicaram que há convergência absoluta e condicional no período, ou seja, as escolas que no início do período apresentavam os piores desempenhos apresentam um crescimento na qualidade com uma velocidade maior que as que já apresentavam melhores resultados. Com os controles fixos de tempo, observou-se uma redução significativa da meia-vida sendo possível dessa medida ser alcançada em um ciclo educacional para essa faixa educacional. Os resultados apontam que as ações de políticas educacionais implantadas no estado podem servir de referência para que com as devidas adaptações às peculiaridades de cada estado possa contribuir para a elevação da qualidade do ensino fundamental nas demais unidades da federação permitindo acelerar a universalização do ensino público de qualidade no país.
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