Dinâmica da Qualidade das Escolas Públicas do Ceará: Uma abordagem a partir dos Modelos de Convergência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11n1.45784

Palavras-chave:

Qualidade da Educação, Ceará, IDEB, Modelos de Convergência.

Resumo

O presente artigo fez uso dos modelos de convergência para investigar se há convergência no desempenho das escolas públicas do Estado nos indicadores de qualidade, bem como estimar quantos anos serão necessários para que as escolas de pior desempenho alcancem o nível de qualidade das escolas melhor classificadas. Os dados foram obtidos do (INEP), onde constam informações do Censo Escolar da educação básica para o período de 2005 a 2017, e as notas do (IDEB). Os resultados indicaram que há convergência absoluta e condicional no período, ou seja, as escolas que no início do período apresentavam os piores desempenhos apresentam um crescimento na qualidade com uma velocidade maior que as que já apresentavam melhores resultados. Com os controles fixos de tempo, observou-se uma redução significativa da meia-vida sendo possível dessa medida ser alcançada em um ciclo educacional para essa faixa educacional. Os resultados apontam que as ações de políticas educacionais implantadas no estado podem servir de referência para que com as devidas adaptações às peculiaridades de cada estado possa contribuir para a elevação da qualidade do ensino fundamental nas demais unidades da federação permitindo acelerar a universalização do ensino público de qualidade no país.

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Biografia do Autor

Renato Gomes Chaves, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Economista -Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Economia Regional pelo PPGECON-Universidade Federal de Pernambuco.

Wellington Ribeiro Justo, Universidade Regional do Cariri - URCA

Engenheiro Agrônomo. Economista. Doutor em Economia - PIMES-Universidade Federal de Pernambuco . Professor  da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Professor do PPGERU -URCA. Professor do PPGECON-Universidade Federal de Pernambuco.

Angelo Antônio Paula da Cunha, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Economista. Mestre em Economia Regional - PPGECON-Universidade Federal de Pernambuco (UFPe).

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Publicado

31-01-2023

Como Citar

Chaves, R. G., Justo, W. R., & da Cunha, A. A. P. (2023). Dinâmica da Qualidade das Escolas Públicas do Ceará: Uma abordagem a partir dos Modelos de Convergência. Economia & Região, 11(1), 1–19. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11n1.45784

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