Dinâmica da Qualidade das Escolas Públicas do Ceará: Uma abordagem a partir dos Modelos de Convergência
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11n1.45784Palabras clave:
Qualidade da Educação, Ceará, IDEB, Modelos de Convergência.Resumen
O presente artigo fez uso dos modelos de convergência para investigar se há convergência no desempenho das escolas públicas do Estado nos indicadores de qualidade, bem como estimar quantos anos serão necessários para que as escolas de pior desempenho alcancem o nível de qualidade das escolas melhor classificadas. Os dados foram obtidos do (INEP), onde constam informações do Censo Escolar da educação básica para o período de 2005 a 2017, e as notas do (IDEB). Os resultados indicaram que há convergência absoluta e condicional no período, ou seja, as escolas que no início do período apresentavam os piores desempenhos apresentam um crescimento na qualidade com uma velocidade maior que as que já apresentavam melhores resultados. Com os controles fixos de tempo, observou-se uma redução significativa da meia-vida sendo possível dessa medida ser alcançada em um ciclo educacional para essa faixa educacional. Os resultados apontam que as ações de políticas educacionais implantadas no estado podem servir de referência para que com as devidas adaptações às peculiaridades de cada estado possa contribuir para a elevação da qualidade do ensino fundamental nas demais unidades da federação permitindo acelerar a universalização do ensino público de qualidade no país.
Descargas
Citas
ALENCAR, N. S.; ARAÚJO, J. do A.; JUSTO, W. R; SOBREIRA, D. B. Diferentes características dos professores explicam o gap educacional entre escolas urbanas e rurais no Brasil? Estudios Económicos, México: MX, v. 38, n. 76, p. 45-68, Enero/Jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.52292/j.estudecon.2021.1854
BARRO, R. J. Human Capital and Growth. American Economic Review, Nashville, v. 91, n. 2, p. 12–17, may 2001. Disponível em: http://pubs.aeaweb.org/doi/10.1257/aer.91.2.12. Acesso em: 3 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1257/aer.91.2.12
BARRO, R. J.; SALA-I-MARTIN, X. Convergence. Journal of Political Economy, Chicago, v. 100, n. 2 , p. 223–251, Apr. 1992. Disponível em: http://www.journals.uchicago.edu/doi/10.1086/261816. Acesso em: 3 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1086/261816
BARRO, R. J.; SALA-I-MARTIN, X. Convergence across states and regions. Brookings Papers on Economic Activity, Washington, v. 99, n. 1, p.107, 1991. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2534639?origin=crossref. Acesso em: 3 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.2307/2534639
BAUMOL, W. J. Productivity growth, convergence, and welfare: what the long-run data show. American Economic Review, Nashville, v. 76, n. 5, p. 1072-85, 1986.
CASAGRANDE, D. L.; HOECKEL, P. H. de O.; SANTOS, C. A. P. dos. Convergência de renda no Rio Grande do Sul : uma análise de 2001 a 2013. In: ENCONTRO DE ECONOMIA GAÚCHA, 8., 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: FEE, 2016. p. 1–25.
CEARÁ. Governo do Estado. Programa alfabetização na idade certa é referência para o governo federal. Fortaleza: [Secretaria Estadual da Educação], 2013. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2013/06/21/programa-alfabetizacao-na-idade-certa-e-referencia-para-o-governo-federal/. Acesso em: 20 jan. 2021.
FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília, DF: INEP, 2007. (Série Documental. Textos para Discussão; v. 26).
HANUSHEK, E. A. United States: the uphill schools’ struggle. In: CRATO, N. (ed.). Improving a country’s education. Cham, Switzerland: Springer, 2021. p. 227-247. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-59031-4_11
HANUSHEK, E. A.; WOESSMANN, L. Do better schools lead to more growth? Cognitive skills, economic outcomes, and causation. Journal of Economic Growth, Washington, v. 17, n. 4, p. 267-321, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s10887-012-9081-x
HANUSHEK, E. A.; WOESSMANN, L. The knowledge capital of nations: Education and the economics of growth. Cambridge, MA: MIT Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/9780262029179.001.0001
HANUSHEK, E.; WOESSMANN, L. The role of education quality in economic growth. The Policy Research Working Paper, [s. l.], n. 4122, p. 1-96, 2007. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/7154/wps4122.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 nov. 2020
LAUTHARTE, I.; OLIVEIRA, V. de; LOUREIRO, A. Incentives for mayors to improve learning evidence from state reforms in Ceará, Brazil. [S. l.]: World Bank, 2021. (Policy Research Working Paper; 9509). Disponível em: https://learningportal.iiep.unesco.org/en/library/incentives-for-mayors-to-improve-learning-evidence-from-state-reforms-in-ceara-brazil. Acesso em: 25 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1596/1813-9450-9509
LUCAS Jr, R. E. Mechanics of economic development. Journal of Monetary Economics, Amsterdam, v. 22, n. 1, p. 3-42, Feb. 1988. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/0304393288901687. Acesso em: 25 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/0304-3932(88)90168-7
MARANDUBA JÚNIOR, N. G.; ALMEIDA, E. S. D. Análise de convergência espacial dos repasses da Lei Robin Hood. Economia e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 3, p. 583–601, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci{_}arttext{&}pid=S0104-06182009000300007{&}lng=p. Acesso em: 25 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-06182009000300007
MARCELINO, B. F.; JUSTO, W. R; ALENCAR, M. de O. Avaliação de políticas educacionais: um estudo de caso da educação em tempo integral sobre o desempenho dos alunos do ensino médio do estado do Ceará para o ano de 2014. In: ENCONTRO DE ECONOMIA DO CEARÁ EM DEBATE, 13., 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 2017.
ROMER, P. M. Endogenous technological change. Journal of Political Economy, Chicago, v. 98, n. 5, p. S71–S102,1990. Part 2. Disponível em: http://www.journals.uchicago.edu/doi/10.1086/261725. Acesso em: 25 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1086/261725
SALA-I-MARTIN, X. X. The classical approach to convergence analysis. The Economic Journal, Cambridge, v. 106, n. 437, p. 1019–1036,1996. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/10.2307/2235375. Acesso em: 25 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.2307/2235375
das 100 melhores escolas do País estão no Ceará, mostra IDEB. O Povo Online, [Fortaleza], 9 set. 2016. Disponível em: https://www20.opovo.com.br/ap657675/77-das-100-melhores-escolas-do-pais-estao-no-ceara-mostra-ideb.shtml. Acesso em: 25 nov. 2020.
VIEIRA, D. M.; JUSTO, W. R.; LEITE, E. G.; SILVA, A. F. da. Determinantes do desempenho educacional dos alunos cearenses no Enem: impacto de estudar nas escolas públicas de tempo integral da rede estadual de ensino. Boletim de Gestão Pública, Fortaleza, n.17, p. 27-34, 2020.
WÖSSMANN, L. Growth, Human Capital and the Quality of Schools: Lessons from International Empirical Research. In: OENB WORK SHOPS, 10., 2006, [ S. l.]. Proceedings [...]. [S. l.]: Eurosystem, 2 0 0 6.. p. 74-98. Disponível em: https://www.oenb.at/en/Publications/Economics/Workshops.html. Acesso em: 25 nov. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Economia & Região
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Economia & Região adota a Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor(es), que cedem à Revista Economia & Região o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.