Uma proposta de tipologia para as organizações econômicas da agricultura familiar do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2020v8n1p147Palabras clave:
Tipologia, Organizações Econômicas, Agricultura Familiar, Brasil.Resumen
O objetivo deste trabalho é propor uma Tipologia para as Organizações Econômicas da Agricultura Familiar (OEAFs) do Brasil. A partir da base de dados SIES foi proposto uma Análise Fatorial Múltipla para se encontrar os eventuais Tipos de OEAFs. Foram determinados quatro Tipos. Posteriormente, foram feitas regressões logísticas com o objetivo de se verificar quais características socioeconômicas e regionais estavam mais relacionadas a cada um dos quatro Tipos encontrados. Os resultados sugerem que o Tipo 1 são OEAFs provenientes da Agricultura familiar, de áreas rurais, de organização gerencial menos complexa e de regiões mais pobres do Brasil. O Tipo 2 contempla OEAFs mais jovens, composta por cooperativas e também de regiões menos desenvolvidas do país. O Tipo 3 é caracterizado por cooperativas, Empreendimentos provenientes da Reforma Agrária, e região Norte do país. E, por fim, o Tipo 4 é marcado por OEAFs ainda mais jovens, Agricultura Empresarial, atividades não rurais e localizadas nas regiões economicamente mais dinâmicas do país.
Descargas
Citas
BELIK , Walter. A Heterogeneidade e suas Implicações para as Políticas Públicas no Rural Brasileiro. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 53, n. 1, jan./mar. 2015.
BEZERRA, Francisco Antônio. Análise Fatorial. In: CORRAR, L. J.; PAULO, E.; FILHO, J. M. D. Análise multivariada: para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. FIPECAFI. São Paulo: Atlas, 2009.
GUANZIROLI, C. E.; SABBATO, A. D.; BUAINAIN, A. M. Agricultura familiar no Brasil: evolução entre os censos agropecuários de 1996 e 2006. In: MATTOS, B. et al. Políticas públicas e desenvolvimento. Viçosa, MG: 2011, p. 329-374.
GUJARATI, Damodar. Econometria básica. São Paulo, Makron Books, 2000.
IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Tipologia dos municípios paranaenses segundo indicadores socieconômicos e demográficos. Curitiba: IPARDES, 2003.
JOHNSTON, Jack & DINARDO, John. Métodos econométricos. Alfragide, McGraw-Hill de Portugal, 2001.
MDA - Ministério Do Desenvolvimento Agrário. Manual do Agente Emissor de Declaração de Aptidão Ao Pronaf - Versão 1.0. Brasília, Jan. 2014. Disponível em: http://www.ipa.br/novo/pdf/dap-manual-do-agente-emissor.pdf. Acessado em:
SIES – Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária. Disponível em: http://sies.ecosol.org.br/sies. Último acesso em 04/06/2017.
WOMACH, Jasper. Agriculture: A Glossary of Terms, Programs, and Laws, 2005 Edition. CRS Report for Congress, June 16, 2005. Disponível em: https://web.archive.org/web/20110810044532/http://ncseonline.org/nle/crsreports/05jun/97-905.pdf . Acessado em:04/06/2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Economia & Região adota a Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor(es), que cedem à Revista Economia & Região o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.