Impacto econômico de curto prazo da Universidade Estadual de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2014v2n1p83Palabras clave:
ensino superior, insumo-produto, desenvolvimento regionalResumen
O presente estudo teve como objetivo analisar o impacto econômico de curto prazo da Universidade Estadual de Londrina e seus impactos locais e inter-regionais no ano de 2006, com relação a emprego e renda. Através da análise de insumo-produto, foi calculado os multiplicadores emprego e remunerações, geração de emprego e renda e os índices de ligação para trás e para frente. Através dos resultados verificou que a Educação Pública emprega 6,19% do pessoal ocupado e é responsável por 12,27% das remunerações geradas no município. A Educação Pública se destacou na geração de emprego em Londrina, que junto com os setores de Educação Mercantil e Serviços (13), foi o quarto maior indicador, ficando atrás dos setores: Administração Pública, Comércio e Indústria Diversas e Mobiliários. Já seu multiplicador de emprego é de 1,25, no qual multiplicado pelo total de funcionários da UEL (5.353) geraria um total de 1339 empregos, e sua capacidade de gerar remunerações por efeito direto no município é a terceira maior com R$ 368.153 milhões.
Descargas
Citas
BARROS, R.P; MENDONCA, R.O investimento em educação e desenvolvimento econômico. In: Texto para discussão. Rio de Janeiro 1997. Disponível em: http://ipea.gov.br/pub/td/1997/td_0525.pdf. Acesso em: 15 nov. 2012.
FLECK, C. F.. A tríade ensino-pesquisa-extensão e os vetores para o desenvolvimento regional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 7, p. 250-278, 2011.
GODDARD, J.; The response of heis to reginal needs. Disponível em: http://www.oecd.org/edu/imhe/40033173.pdf. Acesso em: 10 out. 2012.
GOMES, J. C., de Melo Carvalho, B., Rodrigues, C. A. F., de Sá Quimelli, G. A., Goes, G. T., de Resende Miranda, J. I., & Gomes, O. M. M. O papel das Universidades Públicas Estaduais e Municipais no Desenvolvimento da Educação Superior no Brasil. Disponível em: http://aforges.org/conferencia2/docs_documentos/Paineis_Principais/Gomes_Joao20(UEPG-BR).pdf. Acesso em: 02 nov. 2013.
GUILHOTO, J. J. M.; SESSO FILHO, U. A. Estimação da matriz insumo-produto a partir de dados preliminares das contas nacionais. Economia aplicada, v. 9, n. 2, p. 277-299, 2005.
GUILHOTO, J.J.M. Análise insumo-produto: Teoria e fundamentos. Versão revisada. USP, FEA, Departamento de economia, 2006. 69 p.
IBGE. Economia. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/painel/economia.php?lang=&codmun=411370&search=parana|londrina|infograficos:-despesas-e-receitas-orcamentarias-e-pib>. Acesso 13 setembro de 2013.
IPARDES. Paraná em Números. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/index.php?pg_conteudo=1&cod_conteudo=1. Acesso em:18 set. 2013.
ISARD, W. Interregional and regional input-output analysis: a model of a space-economy. Review of Economics and Statistics, n.33, p.319-328, 1951.
KELLY, U.; MARSH, R.; MCNICOLL, I. The impact of higher education institutions on the UK economy. Glasgow, United Kingdom: University of Strathclyde, 2002. ISBN 1-84038-078-x.
LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Legislação e Normas da Pós-graduação Brasileira. Brasília: FUNADESP, Julho 2001, p.58.
LEONTIEF, W. A economia do insumo-produto. São Paulo: Abril Cultural, 1983. 225 p. (Os Economistas).
LUNDVALL, Bengt-Ake. The university in the learning economy. Aalborg: Aalborg University, 2002. (DRUID working paper, n. 02-6)
McGILVTAY.J.Linkages, Key sectores and development strategy. In: Leontif, W(Ed.). Structure, system and economc policy. Cambridge: University Press. 1977.49-56p.
MILLER, R.E.; BLAIR, P.D. Input-output analysis: foundations and extensions. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. 750p.
MORETTO, A. C. Relações intersetoriais e inter-regionais na economia paranaense em 1995. Piracicaba, 2000. 161p. Tese (Doutorado) – Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
Prefeitura Municipal de Londrina. História da Cidade. Disponível em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=5. Acesso em: 16 set. 2013.
RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Disponível em http://www.rais.gov.br/. Acesso em: 15 jun. 2013.
ROLIM, C.; KURESKI, R. O impacto econômico de curto prazo das universidades estaduais paranaenses. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, v. 112, p.111-130, jan./jun. 2007.
ROLIM, C.;SERRA, M. O impacto econômico das universidades estaduais no Paraná. In: Texto para discussão. Curitiba: UFPR 2005. Disponível em: http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/textos_discussao/texto_para_discussao_ano_2005_texto_25.pdf. Acesso em: 02 nov. 2012.
ROLIM, C.; SERRA, M. Universidade e desenvolvimento regional: O apoio da Instituições de Ensino Superior ao Desenvolvimento Regional. Curitiba: Juruá 2009.
SANTOS, M.A. Importância Econômica do Setor Educação No Paraná em 2006: Uma Análise Insumo-Produto. 2010. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.
SETI. Censo Acadêmico 2010. Disponível em: http://www.seti.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=33. Acesso em: 14 ago. 2013.
UEL. Plano de Desenvolvimento Institucional Atualizado. Disponível em: http://www.uel.br/proplan/legislacao/PDI_2010_2015.pdf. Acesso em: 29 set. 2013.
ZAIST, J.V.; NAKABASHI, L.; SALVATO, M. Retornos privados da Escolaridade no Paraná. In: Texto para discussão. Brasília 2010. Disponível em: http://www.anpec.org.br/revista/vol11/vol11n1p175_198.pdf. Acesso em: 15 nov. 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Economia & Região adota a Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor(es), que cedem à Revista Economia & Região o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.