Interfaces entre a interiorização do ensino superior e o desenvolvimento local
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11.n2.47015Palavras-chave:
Inovação, Universidade, Conhecimento, Criatividade, ProgressoResumo
A forma como se deu a ocupação e o processo de industrialização fez do Brasil um país marcado por profundas desigualdades econômicas e sociais regionais. São várias as maneiras pelas quais se manifestam essas disparidades, dentre elas, destacam-se o restrito acesso às IES e sua localização concentrada nas regiões mais desenvolvidas, relegando para segundo plano as regiões não metropolitanas e atrasadas, fazendo com que o acesso à educação superior se tornasse privilégio de poucos. Entre 2003 e 2014, ocorreu uma mudança na forma de atuação do Estado, ampliando o horizonte de cobertura social para camadas que sempre ficaram à margem das ações do poder público. Essas medidas foram executadas pelos governos Lula e Dilma, mediante um conjunto de políticas para expansão e interiorização do ensino superior. Assim, o objetivo deste artigo é discutir sobre as principais políticas de expansão e interiorização do ensino público superior implantadas no Brasil, no referido período, averiguar como as mesmas alteraram o panorama concentrador regional e como esse processo pode potencializar o desenvolvimento local, à luz do pensamento de Joseph Schumpeter e Celso Furtado. Para o alcance de tal objetivo fez-se um estudo de caráter descritivo, bibliográfico e documental, com abordagem quali-quantitativa.
Downloads
Referências
ANDES. Dossiê: militarização do governo Bolsonaro e intervenção nas instituições federais de ensino. Brasília: Andes, 2021.
ARAÚJO, Tânia Bacelar. Desenvolvimento regional brasileiro e políticas públicas federais no Governo Lula. In: SADER, Emir (Org.). 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo: Boitempo, 2013.
AUDY, Jorge. “A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade”. Estudos Avançados, 31 (90), São Paulo, ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190005
BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Grupo Banco Mundial. 2017. Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/country/brazil/publication/brazil-expenditure-review-report
BRASIL DE FATO. 20 de agosto de 2021.Disponível em: In: https://www.brasildefato.com.br/2021/08/20/unica-universidade-criada-por-bolsonaro-enfrenta-cortes-e-nao-abriu-concursos-apos-2-anos
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm
BRASIL. A democratização e expansão da educação superior no país 2003 – 2014. Secretaria de Educação Superior, Brasília, p. 106, 2014a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu-secretaria-de-educacao-superior/arquivos.
BRASIL. Diretrizes gerais do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Ministério da Educação, Brasília, 2014b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br .
BRASIL. Lei 11.096/2005. Presidência da República, Brasília, 2005. Disponível: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm
BRASIL. Ministério da Educação/CAPES. Sistema de Informações Georreferenciadas CAPES: GeoCapes. 2021. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/ . Acesso em: 12 set. 2021.
CARVALHO, Laura. Valsa brasileira: Do boom ao caos econômico. São Paulo: Todavia, 2018.
DELLAGOSTIN, Odir Antônio. Análise do fomento à pesquisa no país e a contribuição das agências federais e estaduais. Revista inovação e desenvolvimento, Recife, v. 2, n. 06, p. 7, 2021. Disponível em: https://confap.org.br/news/artigos-de-opiniao/.
DWECK, Esther; ROSSI, Pedro; MELLO, Guilherme. “Sobre o diagnóstico da situação fiscal brasileira”. In: DWECK, Esther; ROSSI, Pedro; OLIVEIRA, Ana Luíza de. (Orgs.). Economia Pós-Pandemia. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
FAVATO, Maria Nilse; RUIZ, Maria José Ferreira. REUNI: política para a democratização da educação superior? Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 12, n. 2, 2018. DOI: https://doi.org/10.14244/198271992365
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. “A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968”. Educar em Revista, Curitiba, n. 28, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000200003
FERREIRA, Suely. Reformas na educação superior: novas regulações para a reconfiguração da universidade. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 19, n. 1, 2015. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.11
FURTADO, Celso. Dialética do Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964.
FURTADO, Celso. Criatividade e Dependência na Civilização Industrial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FURTADO, Celso. Pequena Introdução ao Desenvolvimento: enfoque interdisciplinar. São Paulo: companhia Editora Nacional, 1980.
FURTADO, Celso. Cultura e Desenvolvimento em Época de Crise. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
GEOCAPES. Sistema de dados estatísticos da Capes. Disponível em. http://geocapes.capes.gov.br/geocapesds/.Acesso em: 17 nov. 2021.
INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação (2000-2014). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Estatísticas do Ensino Superior. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior
KEMPTON, Louise. “Solução milagrosa ou o ouro dos tolos? O papel das universidades nos sistemas regionais de inovação”. In: SERRA, Maurício; ROLIM, Cassio; BASTOS, Ana Paula (Orgs.). Universidades e Desenvolvimento Regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro: Ideia, 2018.
NELSON, Richard R. As Fontes do Crescimento Econômico. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.
OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de. Educação Superior brasileira no início do século XXI: inclusão interrompida? 2019. Tese de Doutorado - Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. IE - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
PAULA, Camila Henriques de; ALMEIDA, Fernanda Maria de. O programa Reuni e o desempenho das IFES brasileiras. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 109, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002801869. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002801869
POCHMANN, Marcio. Novo padrão de mudanças sociais no Brasil. Nueva Sociedad, Buenos Aires, 2010.
SCHUMPETER, Joseph Alois. “The Explanation of the Busyness Cycle. Economica, nº 21, 1927. DOI: https://doi.org/10.2307/2548401
SCHUMPETER, Joseph Alois. Business Cycles: A Theoretical, Historical and Statistical Analysis of the Capitalist Process. New York Toronto London: McGraw-Hill Book Company, 1939.
SCHUMPETER, Joseph Alois. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
SCHUMPETER, Joseph Alois. História da Análise Econômica. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964. Vol. 2.
SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
VIEIRA, Danilo Jorge. Evolução do ensino superior brasileiro em período recente: novas perspectivas para o desenvolvimento regional? In: MONTEIRO NETO, Aristides; CASTRO, César Nunes de; BRANDÃO, Carlos Antonio. (Orgs.). Desenvolvimento Regional no Brasil: políticas, estratégias e perspectivas. Rio de Janeiro: IPEA, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Economia & Região
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Economia & Região adota a Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor(es), que cedem à Revista Economia & Região o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.