Mensurando a participação do complexo portuário de Rio Grande na economia local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11.n1.45750

Palavras-chave:

Complexo Portuário, Matriz Insumo Produto, Impactos Econômicos.

Resumo

A atividade portuária é essencial para a performance do processo logístico de um país ou região e determinante nas relações comerciais, também é considerada um catalisador de expansões econômicas em termos regionais. Nesse sentido, o porto do munícipio de Rio Grande é de suma relevância para o Extremo Sul do Brasil, pois ocupa a quarta posição nacional em termos de movimentação de cargas. Por isso, este artigo teve como objetivo analisar os impactos econômicos da participação do complexo portuário de Rio Grande na economia local. Desse modo, foi estimada uma Matriz Insumo Produto (MIP) para o município, desagregando as atividades portuárias com microdados da RAIS. Os resultados indicaram que as atividades portuárias representaram 18,12% do Produto Interno Bruto (PIB) local em 2015. Além disso, cada investimento na ordem de R$ 1 bilhão de reais no complexo portuário de Rio Grande adiciona a economia local R$ 3,64 bilhões de produção, R$ 3,21 bilhões de valor adicionado bruto e 3020 empregos diretos e indiretos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo da Rocha Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC/RS. Professor  da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada - PPGE/FURG e Docente Permanente do Mestrado Profissional de Administração Pública em Rede Nacional-PROFIAP. 

Carolina de Lima Simões, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Bolsista de doutorado pela Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente. Estudante do curso de Doutorado em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) da Universidade Federal de Pelotas.

Victória Beatriz Lessa Rosolem, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Graduanda em Economia pelo Instituto de Ciências Econômicas, Administração e Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande. 

Marco Aurélio Emilio da Silva, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Graduando em Economia pelo Instituto de Ciências Econômicas, Administração e Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande. 

 

Vithor Cunha de Oliveira, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Graduando no curso de Economia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Bolsista de Iniciação Científica, Integrante do Grupo de Estudo de Conjuntura Econômica - GECE/FURG, contribuindo na elaboração de propostas relacionadas a política fiscal, Diretor da Economia Solidária - FURG, Monitor da disciplina Economia Matemática - FURG.

Referências

ACCIARO, M. The role of ports in the development of Mediterranean islands: the case of Sardinia. International Journal of Transport Economics, [s. l.], v. 35, n. 3, p. 295-323, 2008.

ACOSTA, M.; CORONADO, D.; CERBÁN, M. M. the economic impact of the Port of tarifa (Spain) in 2007 and the Forecast for 2015. International Journal of Transport Economics, [s. l.], v. 38, n. 3, p. 243-263, out. 2011.

BETARELLI JUNIOR, A. A. Análise dos modais de transporte pela ótica dos blocos comerciais: uma abordagem intersetorial de insumo-produto. Rio de Janeiro: BNDES, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3KZlGup. Acesso em: 10 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Munícipios de exportação e importação. Brasília, DF: Comex Stat, 2019. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/municipio. Acesso em: 10 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Infraestrutura. Secretaria de Portos da Presidência da República. Universida de Federal de Santa Catarina. Fundação De Ensino De Engenharia De Santa Catarina. Laboratório de Transportes de Logística.

Plano mestre: Porto de Rio Grande. Florianópolis: Labtrans, 2013. Disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/centrais-de-conteudo/se26-pdf. Acesso em: 19 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Infraestrutura. Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários; Movimentação Portuária, Brasília, DF: Ministério da Infraestrutura, [2020b]. Disponível em: https://webportos.labtrans.ufsc.br/Brasil/Movimentacao. Acesso em: 28 abr. 2020.

BRAUN, B. M. Measuring the influence of public authorities through economic impact analysis: the case of Port Canaveral. Policy Studies Journal, Urbana, III, v. 18, n. 4, p. 1032-1044, 1990.

BTRE - BUREAU OF TRANSPORT ECONOMICS OF AUSTRALIA. Regional impact of the Port of Gladstone. Canberra: BTRE, Feb. 2001a. BTRE Working Paper 47. Disponível em: https://bitre.gov.au/publications/2001/files/wp_047.pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.

BTRE - BUREAU OF TRANSPORT ECONOMICS OF AUSTRALIA. Regional impact of the Port of Mackay. Canberra: BTRE, 2001b. BTRE Working Paper 46. Disponível em: https://bitre.gov.au/publications/2001/files/wp_046.pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.

BURNS, M. G. Port management and operations. Boca Raton: CRC Press, 2014.

CASTRO, J. V.; MILLÁN, P. C. Port economic impact: methodologies and application to the port of Santander. International Journal of Transport Economics, [s. l.], v. 25, n. 2, p. 159-179, 1998.

CHANG, Y. T.; SHIN, S. H.; LEE, P. T. W. Economic impact of port sectors on South African economy: an input–output analysis. Transport Policy, [s. l.], v. 35, p. 333-340, Sept. 2014.

CNT - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE. Pesquisa CNT do transporte marítimo. [2012]. Disponível em: https://cnt.org.br/Pesquisa/pesquisa-cnt-transporte-maritimo. Acesso em: 12 mar. 2020.

COPPENS, F.; LAGNEAUX, F.; MEERSMAN, H.; SELLEKAERTS, N.; VOORDE, E.; GASTEL, G.; VANELSLANDER, T.; VERHETSEL, A. Economic impact of port activity: a disaggregate analysis: the case of Antwerp. Feb. 2007. National Bank of Belgium Working Paper, n. 110,

DANIELIS, R.; GREGORI, T. An input-output-based methodology to estimate the economic role of a port: the case of the port system of the Friuli Venezia Giulia Region, Italy. Maritime Economics & Logistics, [s. l.], v. 15, n. 2, p. 222-255, Apr. 2013.

FERRARI, C.; PERCOCO, M.; TEDESCHI, A. Ports and local development: evidence from Italy. International Journal of Transport Economics, [s. l.], v. 37, n. 1, p. 9-30, Feb. 2010.

FIMBRA, Finanças do Brasil. Dados Contábeis do Municípios. Disponível em: https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/estados-e-municipios/dados-consolidados/finbra-financas-municipais. Acesso em: 13 jan. 2020.

GUILHOTO, J. J. M. Análise de insumo-produto: teoria e fundamentos. ago. 2011. Disponível em: https://mpra.ub.uni-muenchen.de/32566/2/MPRA_paper_32566.pdf. Acesso em: 25 nov. 2019.

HIRSCHMAN, A. O. The strategy of economic development. New Haven: Yale University Press, 1958.

IBGE. Matriz insumo produto 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9085-matriz-de-insumo-produto.html. Acesso em: 10 jan. 2020.

IMO - INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION. IMO Overview. London: IMO, 2019.

ISARD, W.; KUENNE, R. The impact of steel upon the greater New York- Philadelphia industrial region. Review of economics and statistics, v. 35, p. 289- 301,1953.

MILLER, R. E.; BLAIR, P. D. Input-output analysis: foundations and extensions. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

MOLONEY, R.; SJOSTROM, W. The economic value of the Port of Cork to Ireland in 1999: an input–output study. 2000. Disponível em: https://www.informare.it/news/forum/2000/sig2/sjostromuk.asp. Acesso em: 10 maio 2020.

PLANO ESTADUAL DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES DO RIO GRANDE DO SUL - PELT/RS (PELT/RS). Sistema Logístico Atual. Disponível em:

https://transportes.rs.gov.br/pelt-rs. Acesso em: 09/04/2020.

PORTOS RS. Histórico: Conheça a história do Porto do Rio Grande. Rio Grande: Porto RS, [2020a]. Disponível em: http://www.portosrs.com.br/site/comunidade_portuaria/rio_grande/historico. Acesso em: 27 abr. 2020.

PORTOS RS. Localização e acessos: o porto está localizado no município de Rio Grande - RS - Brasil. [2020b]. Disponível em: http://www.portosrs.com.br/site/comunidade_portuaria/rio_grande/localizacao. Acesso em: 27 abr. 2020.

PORTOS RS. Movimentação Portuária. Disponível em: https://www.portosrs.com.br/site/comunidade_portuaria/rio_grande/conheca_o_porto. Acesso em: 27 abr. 2020.

RAIS. Relação Anual de Informações Sociais. Dados de emprego 2015.Disponível em: https://bi.mte.gov.br/bgcaged/. Acesso em: 14 jan. 2020.

RASMUSSEN, P. N. Studies in intersectoral relations. Amsterdam: [s. n.], 1958.

RIBEIRO, L. C. S.; MONTENEGRO, R. L. G.; PEREIRA, R. M. Estrutura econômica e encadeamentos setoriais de Minas Gerais: uma contribuição para as políticas de planejamento. Revista Planejamento e Política Públicas, [s. l.], n. 41. p. 261-290, jul./dez. 2013.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Departamento de Economia do Rio Grande do Sul. PIB dos municípios do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: DEE/SPGG, 2019. Disponível em: https://dee.rs.gov.br/pib-municipal. Acesso em: 15 dez. 2019.

SIMÕES, C. L. Ensaios sobre economia portuária. 2020. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.

SONIS, M.; HEWINGS, G. J. D. Error and sensitivity input-output analysis: a new approach. In: MILLER, R. E.; POLENSKE, K. R.; ROSE, A. Z. (ed.). Frontiers of input-output analysis. New York: Oxford University Press, 1989.

SONIS, M.; HEWINGS, G. J. D. Fields of influence in input-output systems, unpublished manuscript. Urbana: Regional Economics Applications Laboratory, 1995.

TALLEY, W. K. Port economics. Londres: Routledge, 2009.

TOVAR, B.; JARA-DIAZ, S.; TRUJILLO, L. Econometric estimation of scale and scope economies within the Port Sector: a review. Maritime policy and management, London, v. 34, n. 3, p. 203-223, 2007.

WARF, B.; COX, J. The changing economic impacts of the port of New York. Maritime Policy and Management, London, v. 16, n. 1, p. 3-11, 1989.

Downloads

Publicado

31-01-2023

Como Citar

Gonçalves, R. da R., Simões, C. de L., Lessa Rosolem, V. B., Silva, M. A. E. da, & Oliveira, V. C. de. (2023). Mensurando a participação do complexo portuário de Rio Grande na economia local. Economia & Região, 11(1), 150–172. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2023.v11.n1.45750

Edição

Seção

Artigos