Educação no estado do Ceará: uma análise da qualificação dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental público
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2022v10n2p5Palavras-chave:
Educação, Qualificação, Docentes, Ceará, IQDCResumo
A educação é um instrumento indispensável e impulsionador da transformação social da sociedade. Sendo assim, a Teoria do Capital Humano (TCH), que, no âmbito econômico, é a base para a Economia da Educação, enfatiza claramente a relevância da educação como investimento, contribuindo para o crescimento econômico dos países, e o aumento dos salários e produtividade do trabalhador, além de elevar suas aptidões e habilidades. A mesma foi consagrada e fortalecida pelos autores Theodore William Schultz, Gary Stanley Becker e Jacob Mincer. Para a existência de um bom funcionamento do sistema escolar e aprendizagem dos alunos, um mecanismo essencial é a qualificação dos professores. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é avaliar a qualificação dos docentes do estado do Ceará, por meio da estimação de um Índice de Qualificação dos Docentes do Ceará (IQDC) para os anos iniciais do ensino fundamental público, utilizando dados do Censo Escolar de 2017 e a metodologia de Análise Fatorial. Os resultados revelaram a inexistência de formação dos professores deste nível de ensino, tendo em vista que mais da metade dos municípios estão classificados no grau baixo (64,13% dos municípios) e o quanto isto pode estar comprometendo a propagação de uma educação pública de qualidade.
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