A ética protestante e o espírito empreendedor: evidências empíricas do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2019v7n1p127Palavras-chave:
Empreendedorismo, Comportamento religioso, Protestantismo, Comportamento econômicoResumo
As constantes alterações no cenário econômico brasileiro impactaram diretamente os níveis de desemprego, obrigando os agentes a tomarem decisões importantes em relação a manutenção de suas rendas. Uma das alternativas utilizadas para essa finalidade é o empreendedorismo, via criação do próprio negócio. Contudo, tomar esta decisão envolve diversos fatores, sendo importante identificá-los e mensurá-los. Assim, o presente estudo objetivou analisar as características que determinam a decisão de empreender e estimar como a religião pode afetar essa decisão. Mais especificamente o estudo verificou a relação entre a religião protestante e a decisão de empreender, controlando para outros fatores apontados pela literatura. Para tanto, a base de dados utilizada foi construída por meio dos microdados dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010. Os dados foram modelados por meio do modelo de Regressão Logística e os resultados apontam que ser protestante eleva as chances de ser empreendedor em 10,30%, 8,2% e 2%, respectivamente em relação a 1991, 2000 e 2010 e 3,3% em relação a amostra total, mostrando que a religião é um fator que deve ser considerado ao se analisar os determinantes do empreendedorismo.
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