A ética protestante e o espírito empreendedor: evidências empíricas do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-627X.2019v7n1p127Palabras clave:
Empreendedorismo, Comportamento religioso, Protestantismo, Comportamento econômicoResumen
As constantes alterações no cenário econômico brasileiro impactaram diretamente os níveis de desemprego, obrigando os agentes a tomarem decisões importantes em relação a manutenção de suas rendas. Uma das alternativas utilizadas para essa finalidade é o empreendedorismo, via criação do próprio negócio. Contudo, tomar esta decisão envolve diversos fatores, sendo importante identificá-los e mensurá-los. Assim, o presente estudo objetivou analisar as características que determinam a decisão de empreender e estimar como a religião pode afetar essa decisão. Mais especificamente o estudo verificou a relação entre a religião protestante e a decisão de empreender, controlando para outros fatores apontados pela literatura. Para tanto, a base de dados utilizada foi construída por meio dos microdados dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010. Os dados foram modelados por meio do modelo de Regressão Logística e os resultados apontam que ser protestante eleva as chances de ser empreendedor em 10,30%, 8,2% e 2%, respectivamente em relação a 1991, 2000 e 2010 e 3,3% em relação a amostra total, mostrando que a religião é um fator que deve ser considerado ao se analisar os determinantes do empreendedorismo.
Descargas
Citas
ALVES. J. E. D. Transição demográfica. transição da estrutura etária e envelhecimento. Revista Portal de Divulgação, n. 40. 2014.
ARAÚJO, F. S. G.; MARQUES JUNIOR, S. M. Empreendedorismo e turismo: caracterização do perfil empreendedor do setor de turismo no rio grande do norte. Revista Turismo: estudos e práticas, v. 7, n. 1, 2018.
BARRO. R. J.; MCCLEARY. R. M. Religion and Economic Growth across Countries. American Sociological Review. [s.l.]. v. 68. n. 5. p.760-814. 2003.
BERNARDELLI, L. V.; GOMES, C. E.; MICHELLON, E. Religião e desenvolvimento econômico: uma análise para o brasil à luz do catolicismo e protestantismo. Revista de Economia Mackenzie, v. 13, n. 1, 2017.
BERNARDELLI, L. V.; MICHELLON, E. O Impacto da Religião no Crescimento Econômico: Uma Análise Empírica para o Brasil em 1991, 2000 e 2010. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 48, n. 3, p. 489-523, 2018a.
BERNARDELLI, L. V.; MICHELLON, E. A religião e o crescimento econômico: uma análise para o paraná de 2000 e 2010. Revista Paranaense de Desenvolvimento-RPD, v. 39, n. 134, 2018b.
BOSWELL. T. E. A Split Labor Market Analysis of Discrimination Against Chinese Immigrants. American Sociological Review, v. 51. p. 352-71. 1986.
BROCKHAUS. R. H. The psychology of the entrepreneur. In: KENT, Calvin A.; DONALD, L.; SMILOR, Raymond W. (Ed.). Encyclopedia of entrepreneurship. Englewood Cliffs. 1982.
CAMERON. A. C.; TRIVEDI. P. K. Microeconometrics:methods and application.Cambridge: Cambridge University Press. 2005. 1058 p.
CARSWELL. P.; ROLLAND. D. Religion and entrepreneurship in New Zealand. Journal of Enterprising Communities: People and Places in the Global Economy. [s.l.]. v. 1. n. 2. p.162-174. 5 jun. 2007.
CORSEUIL, C. H.; REIS, M. C.; BRITO, A. S. Critérios de classificação para ocupação informal: consequências para a caracterização do setor informal e para a análise de bem-estar no Brasil. Estudos Econômicos, v. 45, n. 1, p. 5-31, 2015.
COSTA. P. da; WOLF. S. M.; RIBEIRO. T. V. A. Empreendedorismo e educação empreendedora: confrontação entre a teoria e prática. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, p. 09-29, jan. 2006.
CRAMER. J.s.; RIDDER. G. The Logit Model in Economics. Statistica Neerland. [s.l.], v. 42, n. 4, p.297-314, 1988.
CRUZ, E. P.; FALCÃO, R. P. Q.; BARRETO, C. R. Estudo exploratório do empreendedorismo imigrante brasileiro em Pompano Beach e Orlando – EUA. Gestão & Planejamento, v. 18, n. 1, p. 37-54.
DAVIDSSON. P. Continued Entrepreneurship and Small Firm Growth. Stockholm: The Economic Research Institute. 1989.
DE MELLO MOREIRA. M. O envelhecimento da população brasileira: intensidade. feminização e dependência. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 15, n. 1, p. 79-94, 2014.
DE OLIVEIRA. L.; RAIHER. A. P. A NÃO RELIGIOSIDADE AO LONGO DO BRASIL: SUA EVOLUÇÃO E SEUS DETERMINANTES. Economia & Região, v. 5, n. 2, p. 103-127, 2018.
DECOL, R. D. Mudança religiosa no Brasil: uma visão demográfica. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 16, n. 1/2, p. 121-137, 1999.
DORNELAS. J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor. inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier. 2003.
ECKHARDT. J. Opportunities and Entrepreneurship. Journal of Management. [s.l.], v. 29, n. 3, p.333-349. jun. 2003.
ENOQUE. A. G.; BORGES. A. F.; BORGES. J. F. “Além do que se Vê...”: Análise do Conceito Weberiano de Vocação à Luz da Dinâmica do Empreendedorismo Religioso. Organizações & Sociedade, v. 22, p. 505-520, 2015.
FAVERO. L. P. Métodos Quantitativos com Stata. Rio de Janeiro: Elsevier. 2014.
FERREIRA. A. Regressão Logística. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012.
FERREIRA. M. A. M; CELSO. A.S. S; BARBOSA NETO. J.E. Aplicação do modelo logit binominal na análise do risco de crédito em instituições bancárias. Rn. [s.l.]. v. 17. n. 1. p.38-57. 14 jun. 2012.
FURTADO. C. Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. 8. ed. São Paulo: Nacional. 1983.
GAARDER. J; HELLERN. V; NOTAKER. H. O Livro das Religiões. São Paulo: Companhia das Letras. 2005.
GALBRAITH. C. S.; GALBRAITH. D. M.. An empirical note on entrepreneurial activity. intrinsic religiosity and economic growth. Journal Of Enterprising Communities: People and Places in the Global Economy. [s.l.], v. 1, n. 2, p.188-201, 5 jun. 2007.
GARTNER. W. B.; "Who is an Entrepreneur?" is the Wrong Question. University of Illinois at Urbana-Champaign's Academy for Entrepreneurial Leadership Historical Research Reference in Entrepreneurship. 1988.
GUIMARÃES, C.; SILVA, J. R. Turismo e geração de empregos formais: Um estudo sobre o Brasil e suas regiões. Revista Turismo & Desenvolvimento, v. 1, n. 27/28, p. 1273-1286, 2018.
GUJARATI. D. N; PORTER. D. C. Econometria Básica. 5 ed. Porto Alegre: Bookman. 2011.
HOFFMANN. R. A distribuição de renda no Brasil no período 1993-99. Campinas: Unicamp. IE. 2001.
HOFFMANN. R. Distribuição de renda – Medidas de desigualdade e pobreza. São Paulo: Edusp, 1998.
HOOGENDOORN. B.; RIETVELD. C. A.; VAN STEL. A. Belonging. believing. bonding. and behaving: the relationship between religion and business ownership at the country level. Journal of Evolutionary Economics. [s.l.], v. 26, n. 3, p.519-550, 2016.
KORTT, Michael A.; DOLLERY, Brian. Religion and the rate of return to human capital: evidence from Australia. Applied Economics Letters, v. 19, n. 10, p. 943-946, 2012.
KORTT, Michael A.; DOLLERY, Brian; GRANT, Bligh. The relationship between religious affiliation and returns to human capital for women. Economic Papers: A journal of applied economics and policy, v. 32, n. 3, p. 395-404, 2013.
LAVELEYE. Do Futuro dos Povos Católicos: Estudo de Economia Social. 2 ed. Tradução por Dr. Miguel Vieira Ferreira. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana. 1985.
LÜDKE, F. E.; BUGS, A. C. Jovens empreendedores e as dificuldades encontradas na gestão das suas empresas. Revista de Administração de Empresas Eletrônica,,n. 6, p. 96-120, 2017.
MACHADO, H. P. V.; DA SILVA FAIA, V.; DA SILVA, J. D. Alerta Empreendedor: Estudo da Influência de Características do Indivíduo e do Empreendimento. Brazilian Business Review, v. 13, n. 5, p. 87, 2016.
MARIANO. R. Mudanças no campo religioso brasileiro no Censo 2010. Debates do NER, v. 14, p. 119-137, 2013.
MARTES. A. C.B.; RODRIGUEZ. C. L. Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos. Revista de Administração Contemporânea, v. 8, n. 3, p. 117-140, 2004.
MELO. L. C. C. de. Novo Mapa das Religiões. Horizonte. Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 9, n. 23, p. 637-673, 2011.
MESQUITA. W. A. B. Correndo atrás da prosperidade: trabalho e empreendedorismo entre fiéis neopentecostais. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, v. 9. n. 9. p. 195-215. 2007.
MONT'ALVÃO NETO, Arnaldo Lopo. Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010. Educação & Sociedade, [s.l.], v. 35, n. 127, p.417-441, jun. 2014.
NEY, M. G.; DE SOUZA, P. M.; PONCIANO, N. J. Desigualdade de acesso à educação e evasão escolar entre ricos e pobres no Brasil rural e urbano. Inter Science Place, v. 1, n. 13, 2015.
OLIVEIRA, J. S.; PEREIRA, J. A.; DE SOUZA, M. C. D. Empreendedorismo, cultura e diversidade: a participação dos empreendedores negros nas atividades empreendedoras no Brasil no período de 1990 a 2008. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 11, n. 2, p. 7-30, 2013.
PAIXÃO. M. J. P. Destino manifesto: estudo sobre o perfil familiar, social e econômico dos empreendedores/as afrobrasileiros/as dos anos 1990. Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento, 2003.
PINDYCK. R. S.; RUBINFELD. Daniel L. Econometria: Modelos e previsões. Ed. Campus. São Paulo. 1998.
REYNOLDS. P. D. Understanding Business Creation: Serendipity and Scope in Two Decades of Business Creation Studies. Small Business Economics. [s.l.], v. 24, n. 4. p.359-364, 2005.
RIETVELD. C. A.; VAN BURG. E. Religious beliefs and entrepreneurship among Dutch protestants. International Journal of Entrepreneurship and Small Business.[s.l.], v. 23, n. 3, p.279-295, 2014.
RÜPKE. J. History. Theory. and Ideology. Religion.[s.l.]. v. 46. n. 3. p.439-442. 26 maio 2016. Informa UK Limited.
SERAFIM. M. C.; MARTES. A. C. B.; RODRIGUEZ. C. L. Segurando na mão de Deus: organizações religiosas e apoio ao empreendedorismo. Revista de Administração de Empresas, [s.l.], v. 52, n. 2, p.217-231, abr. 2012.
SINNEWE, E.; KORTT, M.; STEEN, T. Religion and earnings: evidence from Germany. International Journal of Social Economics, v. 43, n. 8, p. 841-855, 2016.
SMITH. A. An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations. New York: Metalibri. 2007. 754p.
STEVENSON. H. H.; JARILLO. J. C. A. Paradigm of Entrepreneurship: Entrepreneurial Management. Entrepreneurship. [s.l.]. p.155-170. 2007.
TECCHIO. E L.; CUNHA. C. J. A. de C; SANTOS. F. B. Spirituality in organizations?. Organizações & Sociedade, v. 23, p. 590-608, 2016.
THORNTON. P. H. THE SOCIOLOGY OF ENTREPRENEURSHIP. Annual Review Of Sociology.[s.l.], v. 25, n. 1, p.19-46, ago. 1999.
VIEIRA. J. P. V. S. Religião e empreendedorismo no Brasil: uma análise utilizando modelos de escolha ocupacional a partir do Censo de 2010. 2013. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
WEBER. M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Economia & Região adota a Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor(es), que cedem à Revista Economia & Região o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.