Sobre jogos: historicidade e importância do ensino lúdico-didático para educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v16n29p249

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Jogos

Resumo

O presente artigo trata-se de uma pesquisa elementar teórico-bibliográfica, cujo principal objetivo é apresentar um artigo histórico-descritivo que trate do caráter lúdico-didático dos jogos. E na ordem e nos âmbitos discursivos reflexivos frisaremos os elementos que embasam os jogos lúdicos como ferramentas didáticas para o ensino infantil. A metodologia utilizada por nós neste artigo será tão somente de base bibliográfica, teórica e reflexiva.  Nos limitaremos ao conceito de jogos como cultura, como ferramenta lúdico-didática, e como atividade que está intrinsecamente ligada ao aspecto competitivo no ser humano a fim de aprendizado coletivo e sociocultural. Nosso referencial teórico basilar inicia-se em J. Huizinga (2001), e a partir dele faremos conexões dialéticas com outros teóricos, a saber: Neto (2004), Sousa (2015), Kuhlmann Júnior (2000), Lima (2011) etc.

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Biografia do Autor

Edivaldo Simão de Freitas, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará. 

Isaias Isidio de Almeida Junior, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduado em Pedagogia pela UFC, Fortaleza – CE.

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Publicado

2022-07-15

Como Citar

Simão de Freitas, E., & Isidio de Almeida Junior, I. (2022). Sobre jogos: historicidade e importância do ensino lúdico-didático para educação infantil. Domínios Da Imagem, 15(29), 249–265. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v16n29p249

Edição

Seção

Artigos do dossiê