“Felizmente existem os restos”: sobras de Geraldo de Barros e a autobiografia através da fotografia

Autores/as

  • Priscila Miraz de Freitas Grecco UNESP – Assis.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n9p105

Palabras clave:

Fotografia, Autobiografia, Memória.

Resumen

Geraldo de Barros foi um artista extremamente frutífero, grande divulgador da arte brasileira pelo mundo. Neste artigo pretendemos tratar de sua obra fotográfica, mais especificamente sua última produção, a série Sobras. Neste trabalho Geraldo retoma fotografias de familiares, de viagens, e realiza intervenções como recortes, inclusão e exclusão e sobreposição de fundos, pessoas e objetos, espaços que passam a ser preenchidos por recortes em branco ou preto. Nossa proposta é apresentar essa série de Geraldo como uma maneira de fazer autobiografia. Em Sobras, Geraldo reinventa sua relação com o tempo, com a memória. Quando trata os espaços das fotografias pessoais como espaços construtores, no mesmo ato constrói sua memória, sua autobiografia.

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Biografía del autor/a

Priscila Miraz de Freitas Grecco, UNESP – Assis.

Doutoranda em História do Programa de Pós-graduação da UNESP – Assis.

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Publicado

2011-11-01

Cómo citar

Grecco, P. M. de F. (2011). “Felizmente existem os restos”: sobras de Geraldo de Barros e a autobiografia através da fotografia. Domínios Da Imagem, 5(9), 105–116. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n9p105

Número

Sección

Artigos gerais