África do Sul, humor e transgressão: a representação de Jacob Zuma no traço de Zapiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2013v7n13p109Palabras clave:
Charges, Discursos imagéticos, Jacob Zuma.Resumen
O objetivo deste artigo é fazer uma análise da representação imagética de Jacob Zuma, presidente sul-africano desde 2009. Com uma vida pessoal controversa, o líder acumula processos contra órgãos de imprensa. O discurso chárgico, como se sabe, é um recurso que vem sendo amplamente utilizado para provocar constrangimentos em figuras públicas notórias, pondo muitas vezes em cheque a credibilidade de pessoas proeminentes. A partir de charges de Jonathan Shapiro, conhecido pelo pseudônimo de Zapiro, empreendemos uma análise discursiva, baseada fundamentalmente na imagem, com o propósito de verificar como as charges relacionadas ao presidente desconstroem o discurso oficial sul-africano. Para problematizar a questão sul-africana foram utilizados os autores Carlin (2009), Magnoli (1998) e Marinovich e Silva (2003). No que concerne à charge e seu alcance político, de caráter contestatório, destacam-se as contribuições de Romualdo (2002) e Teixeira (2005). Como métodos de pesquisa foram utilizados a análise do discurso chárgico e pesquisas históricas e bibliográficas. Desse corpus específico, pode-se chegar a avaliações mais abrangentes a respeito da política contemporânea da África do Sul, o que faz com que o trabalho transite nos territórios da comunicação e da história.
Descargas
Citas
CARLIN, John. Conquistando o Inimigo - Nelson Mandela e o jogo que uniu a África do Sul. Tradução de Teresa Carneiro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna: introdução às Teorias do Contemporâneo. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
ECO, Umberto. Los marcos de la libertad cómica. In: ECO, Umberto; IVANOV, V.V; RECTOR, Monica.¡Carnaval! México: Fondo de Cultura Económica, 1989.
FULLER, Alexandra. Os filhos de Mandela. Revista National Geographic Brasil, n. 123, p.52-81, jun. 2010.
HALL, Stuart. Da diáspora : identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
LUZ, Natália da. "Zuma quis me processar", diz cartunista crítico do próximo presidente sul-africano . Disponível em: http://g1.globo. com/Noticias/Mundo/0,,MUL1098104- 5602,00-ZUMA+QUIS+ME+PROCESSA R+DIZ+CARTUNISTA+CRITICO+DO+ PROXIMO+PRESIDENTE+SULAFRI.html. Acesso em: nov. 2012.
MAGNOLI, Demétrio. África do Sul : capitalismo e apartheid. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
MARINOVICH, Greg; SILVA, João. O Clube do Bangue-Bangue : instantâneos de uma guerra oculta. Tradução de Manoel Paulo Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
MIANI, Rozinaldo Antonio. Charge: uma prática discursiva e ideológica. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/ nacionais/2001/papers/NP16MIANI.PDF. Acesso em: 10 abr. 2011.
MIANI, Rozinaldo Antonio. As transformações no mundo do trabalho na década de 1990: o olhar atento da charge na imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista, Assis, 2005.
MUNANGA, Kabenguele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.
ROMUALDO, Edson Carlos. Charge jornalística: intertextualidade e polifonia: um estudo de charges da Folha de S. Paulo. Maringá: EDUEM, 2000
SANTOS, Renata de Paula dos. África do Sul e apartheid : análise imagética dos conflitos raciais de 1990 a 1994. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2010.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SILVA, Rafael Souza. Caricatura. In: MELO, José Marques de. Gêneros Jornalísticos na folha de S. Paulo. São Paulo: FTD, 1992.
STAM, Robert. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Editora Ática, 1992.
TEIXEIRA, Luiz Guilherme Sodré. Sentidos do humor, trapaças da razão: a charge. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2005.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.