África do Sul, humor e transgressão: a representação de Jacob Zuma no traço de Zapiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2013v7n13p109Palabras clave:
Charges, Discursos imagéticos, Jacob Zuma.Resumen
O objetivo deste artigo é fazer uma análise da representação imagética de Jacob Zuma, presidente sul-africano desde 2009. Com uma vida pessoal controversa, o líder acumula processos contra órgãos de imprensa. O discurso chárgico, como se sabe, é um recurso que vem sendo amplamente utilizado para provocar constrangimentos em figuras públicas notórias, pondo muitas vezes em cheque a credibilidade de pessoas proeminentes. A partir de charges de Jonathan Shapiro, conhecido pelo pseudônimo de Zapiro, empreendemos uma análise discursiva, baseada fundamentalmente na imagem, com o propósito de verificar como as charges relacionadas ao presidente desconstroem o discurso oficial sul-africano. Para problematizar a questão sul-africana foram utilizados os autores Carlin (2009), Magnoli (1998) e Marinovich e Silva (2003). No que concerne à charge e seu alcance político, de caráter contestatório, destacam-se as contribuições de Romualdo (2002) e Teixeira (2005). Como métodos de pesquisa foram utilizados a análise do discurso chárgico e pesquisas históricas e bibliográficas. Desse corpus específico, pode-se chegar a avaliações mais abrangentes a respeito da política contemporânea da África do Sul, o que faz com que o trabalho transite nos territórios da comunicação e da história.
Descargas
Citas
CARLIN, John. Conquistando o Inimigo – Nelson Mandela e o jogo que uniu a África do Sul. Tradução de Teresa Carneiro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna: introdução às Teorias do Contemporâneo. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
ECO, Umberto. Los marcos de la libertad cómica. In: ECO, Umberto; IVANOV, V.V; RECTOR, Monica.¡Carnaval! México: Fondo de Cultura Económica, 1989.
FULLER, Alexandra. Os filhos de Mandela. Revista National Geographic Brasil, n. 123, p.52-81, jun. 2010.
HALL, Stuart. Da diáspora : identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
LUZ, Natália da. “Zuma quis me processar”, diz cartunista crítico do próximo presidente sul-africano . Disponível em: http://g1.globo. com/Noticias/Mundo/0,,MUL1098104- 5602,00-ZUMA+QUIS+ME+PROCESSA R+DIZ+CARTUNISTA+CRITICO+DO+ PROXIMO+PRESIDENTE+SULAFRI.html. Acesso em: nov. 2012.
MAGNOLI, Demétrio. África do Sul : capitalismo e apartheid. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
MARINOVICH, Greg; SILVA, João. O Clube do Bangue-Bangue : instantâneos de uma guerra oculta. Tradução de Manoel Paulo Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
MIANI, Rozinaldo Antonio. Charge: uma prática discursiva e ideológica. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/ nacionais/2001/papers/NP16MIANI.PDF. Acesso em: 10 abr. 2011.
MIANI, Rozinaldo Antonio. As transformações no mundo do trabalho na década de 1990: o olhar atento da charge na imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista. 2005. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 2005.
MUNANGA, Kabenguele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.
ROMUALDO, Edson Carlos. Charge jornalística: intertextualidade e polifonia: um estudo de charges da Folha de S. Paulo. Maringá: EDUEM, 2000
SANTOS, Renata de Paula dos. África do Sul e apartheid : análise imagética dos conflitos raciais de 1990 a 1994. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2010.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SILVA, Rafael Souza. Caricatura. In: MELO, José Marques de. Gêneros Jornalísticos na folha de S. Paulo. São Paulo: FTD, 1992.
STAM, Robert. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Editora Ática, 1992.
TEIXEIRA, Luiz Guilherme Sodré. Sentidos do humor, trapaças da razão: a charge. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2005.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.