Preparando as Marcas: O caso das chocolateiras (entre interpretações da Europa e do Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v15n28p157

Palavras-chave:

Cultura Material, Consumo, Chocolateira, Chocolate

Resumo

Neste artigo, analisaremos as trajetórias do artefato chocolateira, a partir dos contextos de popularização do chocolate quente e de transferência da Corte Bragantina para o Brasil. Buscaremos compreender como se deu a passagem do cacau ao produto chocolate. Longe de apresentar a Corte Portuguesa como propagadora de luxo, cosmopolitismo ou novos hábitos de consumo, este texto sinaliza a centralidade dos espaços coloniais para a sofisticação de mercadorias ordinárias que deram suporte à construção de uma propalada “cultura de consumo europeia”, ao longo do século XIX. Argumentaremos que esses artefatos criaram uma infusão entre as travessias do cacau e uma concepção de chocolate. Esses procedimentos envolveram as determinações dos Estados, as operações cognitivas dos sujeitos e a materialidade dos objetos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosângela Ferreira Leite, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Guarulhos

Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP), SP, Brasil. Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, SP, Brasil.

Referências

ALGRANTI, Leila Mezan. Em Torno da Mesa do Rei: artefatos, convivialidade e celebração no Rio de Janeiro Joanino. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v.25, n. 1, jan./ abr.2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142017000100013&lng=pt&tlng=pt.Acesso em Acesso em: 15 abr. 2019.

ALMANAK LAEMMERT: Administrativo, Mercantil e Industrial. Rio de Janeiro: Typhografia Universal de E & H Laemmert, 1908. Disponível em:http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=313394&pagfis=34541&url=http://memoria.bn.br/docreaderAcesso em: 01 set. 2020.

ARRUDA, José Jobson de Andrade. O Brasil no Comércio Colonial. São Paulo: Ática, 1980.



CARDOSO, Rafael. Os Impressos Efêmeros Como Fonte Para o Estudo da História Cultural Brasileira. In: HEYNEMANN, Claudia Beatriz; RAINHO, Maria do Carmo; CARDOSO, Rafael (ed.). Marcas do Progresso: consumo e design no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro, Mauad, 2009.

CARVALHO, Vania Carneiro de. Cultura Material, Espaço Doméstico e Musealização. Varia História, Belo Horizonte, v. 27, n. 46, 2011, p. 443-469. Disponível em: cielo.br/scielo.php?pid=S0104-7752011000200003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 10 ago. 2020.

CROWLEY, John E. A Visual Empire. Seeing the British Atlantic World from a Global British Perspective. In: MANCKE, Elizabeth; SHAMMAS, Carole (ed.). The Creation of the British Atlantic World. Baltimore: John Hopkins University Press, 2005, p.283-303.

CUMPRIMENTO Do Aviso Expedido por V. Exª. Rio de Janeiro: [s.n.], 31/03/1808, 3 p. Orig.

DEBRET, Jean Baptiste. Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia Limitada; São Paulo: Edusp, 1989. 2 t.

DIARIO MERCANTIL. Rio de Janeiro, RJ: Typ. Mercantil, 1824-1827. Disponível em: http://bndigital.bn.br/acervo-digital/diario-mercantil/706892. Acesso em: 12 jun. 2021.

FATTACCIU, Irene. Gremios y Evolución de las Pautas de Consumo en el Siglo XVIII: la industria artesanal del chocolate. In: NAVARRO, Daniel Muñoz. Comprar, Vender y Consumir: Nuevas Aportaciones a la historia del consumo en la España moderna. València: Publicaciones de la Universitat de València, 2011.

GAZETA DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: Impr. Régia, 1808-1822. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=749664&pagfis=3. Acesso em: 20 mai.2020.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.

KOPYTOFF, Igor. A Biografia Cultural das Coisas: a mercantilização como processo. In: APPADURAI, Arjun. A Vida Social das Coisas: As mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Editora da UFF, 2008. p. 89-121.

KOSELLECK, Reinhart. Crítica e Crise: Uma contribuição à patogênese do mundo burguês. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

LAVEDÁN, Antonio. Tratado de los Usos, Abusos, Propriedade y Virtudes del Tabaco, Café, Té y Chocolate. Madrid: Imprenta Real, 1776. Copia digital. Valladolid: Junta de Castilha y León. Consejería de la Cultura e Turismo, 2009-2010. Disponível em: https://bibliotecadigital.jcyl.es/es/consulta/registro.cmd?id=4573. Acesso em: 05 mai.2020.

LEACH, William. Land of Desire: merchants, power and rise of new American culture. New York: Vintage Books,1993.

LEARS, Jackson. Fables of Abundance: a cultural history of advertising in America. New York: Basic books, 1994.

LEITE, Rosângela Ferreira. Nos Limites da Exclusão: ocupação territorial, organização econômica e populações livres pobres (Guarapuava, 1808-1878). São Paulo: Alameda, 2011.

LEMIRE, Beverly. Global Trade and the Transformation of Consumer Cultures: The material world remade, c. 1500-1820. Cambridge, Cambridge University Press, 2018.

LEVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

LIMA, Tania Andrade. Chá e Simpatia: uma estratégia de gênero no Rio de Janeiro oitocentista. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 05, n.1, 2009, p. 93-129.Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-47141997000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 jun. 2020.

LOVEMAN, Kate. The Introduction of Chocolate into England: retailers, researchers, and consumers, 1640-1730. Journal of Social History, Oxford, v. 47, n. 01, 2013, p. 27-46.

MADUREIRA, Nuno Luís. Mercado e Privilégios. A indústria portuguesa entre 1750 e 1834. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O Fogão da Société Anonyme Du Gaz. Sugestões para uma leitura histórica de imagem publicitária. Projeto História, São Paulo, v. 21, nov. 2000, p. 105 – 119. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/10764. Acesso em: 03 set. 2020.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Memória e Cultura Material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos, São Paulo, v.11, n. 21, 1998, p. 89-103. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view%20File/2067/1206. Acesso em: 22 jul. 2020.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A Problemática da Identidade Cultural nos Museus: de objetivo (de ação) a objeto (do conhecimento). Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 1, 1993, p. 207-309. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/8RcxDr6PPmbLfcXv37SFggm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 set. 2020.

MILLER, Daniel. Trecos, Troços e Coisas: Estudos Antropológicos sobre cultura material. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013.

MOTA, Antonia da Silva. Cotidiano e Cultura Material nos Espólios Familiares da Capitania do Maranhão, séculos XVIII e XIX. Clio Revista de Pesquisa Histórica, Recife, v.1 n. 25, 2007, p. 157-162. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24697. Acesso em: 02 abr. 2020.

NEAL, Larry. The Rise of Financial Capitalism: International Capital Markets in the Age of Reason. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

NEVES, Maria Lucia Bastos Pereira das. Napoleão: Imaginário e Política em Portugal. São Paulo: Alameda Editorial, 2018.

NORTON, Marcy. Tasting Empire: chocolate and the European internalization of Mesoamerica aesthetics. The American Historical Review, Oxford, v.111, n. 03, June 2006, p. 660-691. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.1086/ahr.111.3.660?seq=1. Acesso em: 03 fev. 2020.

OTERO-CLEVES, Ana Maria. Jeneros de Gusto y Sobretodos Ingleses: el impacto cultural del consumo de bienes ingleses por la clase alta bogotana del siglo XIX. Historia Critica, Bogotá, n.38, 2009, p. 20-45. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/228622. Acesso em: 10 jan. 2020.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Exposições Universais: Espetáculos da Modernidade. São Paulo: Hucitec, 1997.

POLANYI, Karl. A Grande Transformação: as origens da nossa época. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

POMERANZ, Kenneth. A Grande Divergência: A China, a Europa e a construção da economia mundial moderna. Lisboa: Edições 70, 2013.

RICCEUR, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

RIELLO, Giogio (org.). Global Economic History. London: Bloomsbury, 2018.

TRENTMANN, Frank. Empire of Things. London: Allen Lane & Penguin Books, 2016.

TRENTMANN, Frank. Free Trade Nation. Oxford: Oxford University Press, 2009.

VELLOSO, José Mariano da Conceição. O Fazendeiro do Brasil: Bebidas Alimentosas Cacao. t. 3, pt. 3. Lisboa: Imprensa Régia, 1805.

VIANA JUNIOR, Fernando Santa Clara. A Corte Joanina e os Novos Hábitos Alimentares: a mudança de sensibilidades expressa na gazeta do Rio de Janeiro (1808-1821). Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, n. 14, 2018, p. 57-76. Disponível em: http://wpro.rio.rj.gov.br/revistaagcrj/a-corte-joanina-e-os-novos-habitos-alimentares-a-mudanca-de-sensibilidades-expressa-na-gazeta-do-rio-de-janeiro-1808-1821. Acesso em: 21 fev. 2020.

ZANGGER, Andreas. Chops and Trademarks: Asian trading ports and textile branding, 1840-1920. Enterprise & Society, Oxford, v. 15, n.1, 2014, p. 759-790.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

Leite, R. F. (2021). Preparando as Marcas: O caso das chocolateiras (entre interpretações da Europa e do Brasil). Domínios Da Imagem, 15(28), 157–174. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2021v15n28p157

Edição

Seção

Artigos do dossiê