O uso de fotografias como potencialização da prática nos estudos organizacionais: uma análise à luz de Bourdieu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p89

Palavras-chave:

Prática, Fotografia, Estudos organizacionais, Bourdieu

Resumo

Este ensaio teórico teve como objetivo geral compreender de que modo o uso de fotografias pode potencializar a prática, de acordo com a sociologia bourdieusiana, nos estudos organizacionais. As ideias e questões foram debatidas de maneira teórica, com o intuito de gerar reflexões em relação ao tema fotografia nos estudos organizacionais. A fotografia exerce uma função importante na sociedade, uma vez que captura momentos em determinados contextos por meio de seu aspecto visual. A sociologia bourdieusiana foi utilizada como apoio teórico neste ensaio. Foram discutidos os elementos que constituem a fotografia – sendo eles objetivos e subjetivos, em concordância com a história de acordo com Bourdieu – e ainda, devido a sua forte potência comunicativa, a fotografia como um discurso transmitido pela linguagem. Para alcançar o desenvolvimento das proposições, estabeleceu-se uma relação entre a fotografia e conceito de prática de Bourdieu. Tendo por base antecedente, foi discutido como a prática pode ser potencializada pela fotografia nos estudos organizacionais. Levando em consideração esses aspectos, inferiu-se que a fotografia pode ser considerada a representação objetiva da prática consolidada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Gabriel Dias dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA-UEL).

Rafael Borim-de- Souza, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA-UEL).

Camilla Atibaia Cestari, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA-UEL).

Referências

ASTLEY, W. Graham; VAN de VEN, Andrew H. Debates e perspectivas centrais na teoria das organizações. Revista de Administração de Empresas, vol. 45, n. 2, p. 52-73, 2005. Disponível em http://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-45-num-2-ano-2005-nid-44776/. acesso em 13 de maio de 2019.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENSON, J. Kenneth. Organizations: A dialectical view. Administrative science quarterly, v. 22, n. 1, p. 1-21, 1977. Disponível em https://www.jstor.org/stable/2391741. Acesso em: 24 de maio de 2019.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Concluding remarks: for a sociogenetic understanding of intellectual works. In.: CALHOUN, C.; LIPUMA, E.; POSTONE, M. Bourdieu: Critical Perspectives. Cambridge: Polity Press, 1993, p. 263-275.

BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática -precedido de três estudos sobre etnologia Cabila. Oeiras: Celta, 2002.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Vozes 2009.

BOURDIEU, Pierre. Un Art Moyen. Essai sur lês usages de la photographie. Paris. Lês Editions de Minuit, 1965.

BOURDIEU, Pierre.; WACQUANT, Loïq. An Invitation to Reflexive Sociology. Chicago: Polity Press, 1992. 101p.

BURRELL, Gibson.; MORGAN, Gareth. In search of a framework. In: BURRELL, Gibson.; MORGAN, Gareth. Sociological paradigms and organizational analysis: elements of the sociology of corporate life. Hants: Ashgate, 1979.

CAULFIELD, Jon. Visual sociology and sociological vision, revisited. American Sociologist, 11(3), p. 56-68. 1996. Disponível em https://www.jstor.org/stable/i27702229. Acesso em: 24 maio 2019.

CAVEDON, Neusa Rolita. Fotoetnografia: a união da fotografia com a etnografia no descortinamento dos não ditos organizacionais. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 12, n. 35, out./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S198492302005000400001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 jun. 2019.

COLLIER, John. Antropologia visual: a fotografia como método de pesquisa. São Paulo: EPU - Editora da USP. 1973.

EMIRBAYER, Mustafa.; MISCHE, Ann. What is agency? American Journal of Sociology, v. 103, p. 9621023, 1998. Disponível em https://www.jstor.org/stable/10.1086/231294. Acesso em: 05 jun. 2019.

EVERETT, Jeffery. Organizational Research and the Praxeology of Pierre Bourdieu. Organizational Research Methods, [s.l.], v. 5, n. 1, p.56-80, jan. 2002. SAGE Publications. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1094428102051005. Acesso em: 05 jun. 2019.

FERNANDES, Maria Esther. Imagem e olhar em pesquisa: para além do visível. Revista Hospitalidade, 8(2), p. 38-51. 2011. Disponível em https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/download/468/480. Acesso em: 05 jun. 2019.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HARPER, Douglas. Reimagining visual methods: Galileo to Neuromancer. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (Eds.). Handbook of qualitative research. 2. ed. Londres: Sage Publications Inc. p. 717-732. 2000.

HARPER, Douglas. Visual sociology: expanding sociological vision. American Sociologist, 19(1), p. 54- 70. 1988. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/BF02692374. Acesso em: 05 jun. 2019.

MARSH, David.; FURLONG, Paul. A skin not a sweater: ontology and epistemology in political science. In: MARSH, D. e STOKER, G. Theory and Methods in Political Science. Pallgrave McMillan, 2002.

MONTEIRO, Charles. História, fotografia e cidade: reflexões teórico-metodológicas sobre o campo de pesquisa. MÉTIS: história e cultura, v. 5, n. 9, p. 11-23, jan./jun. 2006. Disponível em http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/781. Acesso em: 7 maio 2019.

REED, Michael. Teorização organizacional: um campo historicamente contestado. Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 1999.

SCOTT, William Richard. Reflections on a half-century of organizational sociology. Annu. Rev. Sociol., v. 30, p. 1-21, 2004. Disponível em https://www.annualreviews.org/doi/full/10.1146/annurev.soc.30.012703.110644. Acesso em: 14 maio 2019..

SEWELL, William. F. A theory of structure: duality, agency, and transformation. The American Journal of Sociology, v. 98, n. 1, p. 1-29, 1992. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2781191. Acesso em: 9 maio 2019.

SWARTZ, David. L. Bringing Bourdieu’s master concepts into organizational analysis. Theory and Society, v. 37, n. 1, p. 45-52, 2008. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s11186-007-9053-x. Acesso em: 9 maio 2019.

VAUGHAN, Diane. Bourdieu and organizations: the empirical challenge. Theory and Society, v. 37, n. 1, p. 65-81, 2008. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11186-007-9056-7. Acesso em: 26 maio 2019.

WACQUANT, L. Following Pierre Bourdieu into the field. Ethnography, v. 5, n. 4, p. 387-414, 2004. Disponível em https://www.jstor.org/stable/24047849. Acesso em: 26 maio 2019.

WARREN, Samantha. Empirical Challenges in Organizational Aesthetics Research: Towards a Sensual Methodology. Organization Studies, v. 29, n. 4, p. 559-580, abril 2008. Disponível em https://doi.org/10.1177/0170840607083104. Acesso em: 26 maio 2019.

WEICK, Karl. E. Seven properties of sensemaking. In.: WEICK, Karl. E. Sensemaking in organizations. Thousand Oaks: Sage Publications, Inc., 1995, p. 17-62.

WESTWOOD, Robert.; CLEGG, Stewart. The discourse of organization studies: dissensus, politics, and paradigms. In:WESTWOOD, Robert.; CLEGG, Stewart. (Ed.). Debating organization: point-counterpoint in organization studies. Oxford: Blackwell Publishing, 2003, p. 1-42.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Como Citar

Santos, J. G. D. dos, Souza, R. B.- de-., & Cestari, C. A. (2020). O uso de fotografias como potencialização da prática nos estudos organizacionais: uma análise à luz de Bourdieu. Domínios Da Imagem, 13(25), 89–115. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p89

Edição

Seção

Artigos gerais