As fotografias como representação da racionalização para a formação do pequeno operário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2018v12n23p55

Palavras-chave:

Fotografia, SENAI, Ensino profissional

Resumo

A utilização de imagens fotográficas por historiadores vem permitindo realizar trabalhos renovadores no âmbito da história, seja da educação, da saúde ou da ciência. O objetivo desta pesquisa é apresentar as fotografias como possibilidades de novas pesquisas e novas análises em trabalhos futuros, sobre o ensino profissional no Paraná. Entendendo que cada momento histórico produz representações passíveis de serem analisadas pelo historiador e que podem propiciar outras versões da temática à historiografia, propomos a apresentação da formação de jovens aprendizes por meio de imagens fotográficas na escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Curitiba, entre as décadas de 1950 a 1980. As fotografias em grande maioria produzidas por fotógrafos não identificados e/ou contratos pelo SENAI, apresentam momentos do processo de formação dos aprendizes na ótica institucional, e podem suscitar outras perspectivas de análise.

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Biografia do Autor

Desiré Luciane Dominschek, UNINTER Educacional SA, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Educação na área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

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Publicado

2018-12-02

Como Citar

Dominschek, D. L. (2018). As fotografias como representação da racionalização para a formação do pequeno operário. Domínios Da Imagem, 12(23), 55–72. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2018v12n23p55

Edição

Seção

Artigos gerais