A fotografia nas revistas culturais Latino-Americanas: as experiências das revistas S. Paulo (Brasil, 1936) e Rotofoto (México, 1938)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n7p53

Palavras-chave:

Fotografia, Revistas, Cultura visual, Comparação

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma comparação entre duas revistas culturais que tiveram vida efêmera na década de 1930 em seus respectivos países. Um ponto em comum é que ambas utilizaram a fotografia como elemento central em sua estrutura de comunicação. Será abordada a revista São Paulo, editada no Brasil no ano de 1936, em contraponto com a revista Rotofoto, publicada no México apenas durante o ano de 1938. Esta pesquisa faz parte de um projeto mais amplo, em que se procura refletir com relação à circulação de ideias culturais e políticas entre o México e o Brasil, na primeira metade do século XX. Procurou-se examinar, em especial, como repertórios visuais comuns entre os dois países se constituíram, no que diz respeito à produção de imagens carregadas com uma retórica do engajamento político que contribuíram para a construção do imaginário político latino-americano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Sampaio Barbosa, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista.

Doutor em História pela Universidade de São Paul. Professor de História na Universidade Estadual Paulista.

Referências

BARBOSA, carlos alberto Sampaio. A fotografia a serviço de Clio: uma interpretação da história visual da Revolução Mexicana (1900-1940). São Paulo: Ed. UNESP, 2006.

BARBOSA, carlos alberto Sampaio. Imagens em Diálogo: cultura Visual no Brasil e México em Perspectiva Comparada. Revista Patrimônio e Memória, Assis, v. 6, n. 1, p.105-120, jun. 2010.

BARBOSA SÁNCHEZ, Alma, “Rotofoto, humor e ironia periodística”. In: ELIZALDE, Lydia (coord.). Revista culturales latinoamericanas 1920-1960. México: Conacultua, 2008. p.177-198.

COSTA, Helouise. Um olho que pensa: estética moderna e fotojornalismo. 1998. Tese (Doutorado) - Faculdade de arquitetura e Urbanismo da USP, São Paulo, 1998.

FERNANDES JR , Rubens. Fotografia e Modernidade: referências e experiências isoladas. FACOM: Revista da Faculdade de Comunicação da FAAP, n. 10, jul./dez. 2002.

KOSSOY, Boris, “Luzes e sombras da metrópole: um século de fotografias em São Paulo (1850- 1950)”. In: PORTA, Paulo (org.) História da cidade de São Paulo: a cidade no império 1823-1889. v. 2. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2004. p.387-456.

MENDES, Ricardo, A revista S. Paulo: a cidade nas bancas. Revista Imagens, n.3, p.91-97, dez. 1994.

MONROY NASR, Rebeca. Historias para ver: Enrique Díaz, Fotorrepórter. México: UNAM/ Instituto de Investigaciones Estéticas/INaH, 2003.

MONROY NASR, Rebeca. Del olor a pólvora a la luz del rascacielos: tres décadas de fotoperiodismo mexicano. In: ACEVEDO, Esther. Hacia otra historia del arte en México. México: Consejo Nacional para la Cultura y las artes, 2004. p.170-189.

SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas. Polêmicas, manifestos e textos críticos. São Paulo: Iluminuras/Edusp, 1995.

SOUGEZ, Marie-Loup.(coord). Historia general de la fotografia. Madrid: cátedra, 2007.

Downloads

Publicado

2015-10-25

Como Citar

Barbosa, C. A. S. (2015). A fotografia nas revistas culturais Latino-Americanas: as experiências das revistas S. Paulo (Brasil, 1936) e Rotofoto (México, 1938). Domínios Da Imagem, 4(7), 53–62. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n7p53

Edição

Seção

Artigos gerais