Imagens da Contrarreforma Espanhola no Brasil: a vida de São João da Cruz na Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira, Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n8p89

Palavras-chave:

Pintura colonial, São João da Cruz, Iconografia

Resumo

No teto da nave central da igreja da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira (estado da Bahia), há um conjunto de onze pinturas em caixotões produzidas no século XVIII. As imagens mostram cenas sobre a história da Ordem do Carmo, enfatizando a doutrina divulgada pelos princípios da contrarreforma e pela reforma religiosa dentro da Ordem do Carmo, ambas realizadas no século XVI. No conjunto pictórico, predominam as representações de dois santos carmelitas espanhóis, que são ícones da Idade Moderna, Santa Teresa D’Ávila (1515-1582) e São João da Cruz (1542- 1591). Sendo assim, o presente estudo enfatiza a análise iconográfica-iconológica de quatro pinturas desse acervo colonial, as quais retratam cenas da vida de São João da Cruz. As temáticas privilegiam diferentes fases da vida do santo, além de representá-lo como místico e exorcista, e adorador do Cristo em martírio e próximo à Nossa Senhora. Essa representação da vida de São João da Cruz é rara em conjuntos pictóricos nas igrejas laicas carmelitas do Brasil, tendo em vista que há uma predominância de imagens de Nossa Senhora e Santa Teresa D’Ávila. As principais fontes de pesquisa para a análise são as séries de gravuras sobre a vida do Santo Carmelita, produzidas, em sua maioria, no século XVII na Europa, e suas biografias escritas após sua morte.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Bacellar Orazem, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria de Fátima Hanaque Campos, Universidade de São Paulo, Universidade do Porto – Portugal.

Doutora em Historia da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Portugal.

Referências

BAZIN, Germain. A arquitetura religiosa Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1983. 2.v.

BÍBLIA SAGRADA. Tradução: Padre Antônio Pereira de Figueiredo. São Paulo: Livraria Editora Iracema, 1979.

CALDERÓN, Valentin. O Convento e a Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira. Salvador: Bradesco, 1976.

OTT, Carlos. Atividade artística da Ordem 3ª do Carmo da Cidade do Salvador e de Cachoeira. Salvador: Secretaria de Cultura e Turismo, 1998.

PANOFSKY, Erwin. Significado das artes visuais. Tradução: Maria Clara F. Kneese; J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Downloads

Publicado

2011-05-01

Como Citar

Orazem, R. B., & Campos, M. de F. H. (2011). Imagens da Contrarreforma Espanhola no Brasil: a vida de São João da Cruz na Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira, Bahia. Domínios Da Imagem, 5(8), 89–104. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n8p89

Edição

Seção

Artigos gerais