Niépce: "A invenção que fiz..."
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p7Palavras-chave:
Fotografia, História, Urbanização, SociedadeResumo
Este artigo busca uma interpretação para as fotografias iniciais produzidas por Joseph Nicéphore Niepce, analisando o momento histórico e social da época da invenção da fotografia na Europa.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ARGAN, Giulio C. História da arte como história da cidade. Tradução de Pier Luigi Cabra. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p.205.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: notas sobre a fotografia. tradução Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro : Nova Fronteira.1984. p. 52
BAUDELAIRE, Charles. The modern public and photography. In: TRACHTENBERG, Alan (ed.). Classic essays on photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980. p. 88.
CHOAY, Françoise. A alegoria do Patrimônio. Tradução de Luciano V. Machado. São Paulo: Estação Liberdade; UNESP, 2000.
DAGUERRE, Louis J. M. Daguerreotype. In: TRACHTENBERG, Alan (ed.). Classic essays on photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980. p. 11.
FRIZOT, Michel. Os Continentes Primitivos da Fotografia. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 27, p. 39, 1998.
GAUTRAND, Jean-Claude. (introd.). Le temps des pionniers: a travers les collections de la Société Française de Photographie. Paris: Centre National de la Photographie, 1987. (Collection Photo Poche).
HOBSBAWM, Eric J. A era dos Impérios. 2. ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1988. p. 49.
KOSSOY, Boris. Hercules Florence. 1833: a descoberta isolada da fotografia no Brasil. São Paulo : Faculdade de Comunicação Social Anhembi, 1977.
KOSSOY, Boris. Realidade e ficções na trama fotográfica. São Paulo : Ateliê Editorial, 1999;
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de Família : leitura da fotografia histórica. São Paulo: EDUSP, 1993. (Coleção texto e arte, v.9)
LEMAGNY, Jean-Claude, ROUILLÉ, André (coord.). Historia de la fotografía. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
Les carnets de la Maison Européenne de la Photographie. La Mission Héliographe de 1851. Paris, n. 15, jan. 2002.
LIMA, Solange Ferraz de, CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografia e cidade : da razão urbana à lógica de consumo, álbuns de São Paulo (1887-1954). Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: FAPESP, 1997. (Coleção Fotografia)
SAMAIN, Etienne (org.).O Fotográfico. São Paulo : Hucitec, 1998.
MARBOT, Bernard. El camino hacia el descobrimiento (antes de 1839). In: LEMAGNY, Jean-Claude, ROUILLÉ, André (coord.). Historia de la fotografía. Barcelona: Martinez Roca, 1988. p. 15.
MARBOT, Bernard. El camino hacia el descobrimiento (antes de 1839). LEMAGNY, Jean-Claude, ROUILLÉ, André (coord.). Historia de la fotografía. Barcelona: Martinez Roca, 1988. p. 16.
MICHELET, Jules. O Povo. Prefácio e notas de Paul Viellaneix. Tradução de Gilson C. C. de Souza. São Paulo: Martins Fontes, 1988. p .44-45.
MICHELET, Jules. O Povo. Prefácio e notas de Paul Viellaneix. Tradução de Gilson C. C. de Souza. São Paulo : Martins Fontes, 1988. p. 49.
MICHELET, Jules. O Povo. Prefácio e notas de Paul Viellaneix. Tradução de Gilson C. C. de Souza. São Paulo : Martins Fontes, 1988. p.117-118.
NIEPCE, Joseph N. Memoire on the Heliograph. In:TRACHTENBERG, Alan (ed.). Classic essays on photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980. p. 5.
ORTIZ, Renato. Cultura e modernidade: a França no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1991. p. 67-68.
POE, Edgar Allan. The Daguerreotype. In: TRACHTENBERG, Alan (ed.). Classic essays on photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980. p. 38.
ROUILLÉ, André. La expansión de la fotografía (1851-1870). In: LEMAGNY, Jean-Claude, ROUILLÉ, André (coord.). Historia de la fotografía. Barcelona: Martinez Roca, 1988. p.50.
SAUVAGEOT, Anne. Voirs et savoirs : esquise d’une sociologie du regard. Paris : Press Universitaires de France, 1994. p. 191.
VASQUEZ, Pedro. Dom Pedro II e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Index, [1985]. p. 15
VIRILIO, Paul. A máquina da visão. Tradução de Paulo Roberto Pires. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. p. 41.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: notas sobre a fotografia. tradução Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro : Nova Fronteira.1984. p. 52
BAUDELAIRE, Charles. The modern public and photography. In: TRACHTENBERG, Alan (ed.). Classic essays on photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980. p. 88.
CHOAY, Françoise. A alegoria do Patrimônio. Tradução de Luciano V. Machado. São Paulo: Estação Liberdade; UNESP, 2000.
DAGUERRE, Louis J. M. Daguerreotype. In: TRACHTENBERG, Alan (ed.). Classic essays on photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980. p. 11.
FRIZOT, Michel. Os Continentes Primitivos da Fotografia. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 27, p. 39, 1998.
GAUTRAND, Jean-Claude. (introd.). Le temps des pionniers: a travers les collections de la Société Française de Photographie. Paris: Centre National de la Photographie, 1987. (Collection Photo Poche).
HOBSBAWM, Eric J. A era dos Impérios. 2. ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1988. p. 49.
KOSSOY, Boris. Hercules Florence. 1833: a descoberta isolada da fotografia no Brasil. São Paulo : Faculdade de Comunicação Social Anhembi, 1977.
KOSSOY, Boris. Realidade e ficções na trama fotográfica. São Paulo : Ateliê Editorial, 1999;
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de Família : leitura da fotografia histórica. São Paulo: EDUSP, 1993. (Coleção texto e arte, v.9)
LEMAGNY, Jean-Claude, ROUILLÉ, André (coord.). Historia de la fotografía. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
Les carnets de la Maison Européenne de la Photographie. La Mission Héliographe de 1851. Paris, n. 15, jan. 2002.
LIMA, Solange Ferraz de, CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografia e cidade : da razão urbana à lógica de consumo, álbuns de São Paulo (1887-1954). Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: FAPESP, 1997. (Coleção Fotografia)
SAMAIN, Etienne (org.).O Fotográfico. São Paulo : Hucitec, 1998.
MARBOT, Bernard. El camino hacia el descobrimiento (antes de 1839). In: LEMAGNY, Jean-Claude, ROUILLÉ, André (coord.). Historia de la fotografía. Barcelona: Martinez Roca, 1988. p. 15.
MARBOT, Bernard. El camino hacia el descobrimiento (antes de 1839). LEMAGNY, Jean-Claude, ROUILLÉ, André (coord.). Historia de la fotografía. Barcelona: Martinez Roca, 1988. p. 16.
MICHELET, Jules. O Povo. Prefácio e notas de Paul Viellaneix. Tradução de Gilson C. C. de Souza. São Paulo: Martins Fontes, 1988. p .44-45.
MICHELET, Jules. O Povo. Prefácio e notas de Paul Viellaneix. Tradução de Gilson C. C. de Souza. São Paulo : Martins Fontes, 1988. p. 49.
MICHELET, Jules. O Povo. Prefácio e notas de Paul Viellaneix. Tradução de Gilson C. C. de Souza. São Paulo : Martins Fontes, 1988. p.117-118.
NIEPCE, Joseph N. Memoire on the Heliograph. In:TRACHTENBERG, Alan (ed.). Classic essays on photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980. p. 5.
ORTIZ, Renato. Cultura e modernidade: a França no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1991. p. 67-68.
POE, Edgar Allan. The Daguerreotype. In: TRACHTENBERG, Alan (ed.). Classic essays on photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980. p. 38.
ROUILLÉ, André. La expansión de la fotografía (1851-1870). In: LEMAGNY, Jean-Claude, ROUILLÉ, André (coord.). Historia de la fotografía. Barcelona: Martinez Roca, 1988. p.50.
SAUVAGEOT, Anne. Voirs et savoirs : esquise d’une sociologie du regard. Paris : Press Universitaires de France, 1994. p. 191.
VASQUEZ, Pedro. Dom Pedro II e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Index, [1985]. p. 15
VIRILIO, Paul. A máquina da visão. Tradução de Paulo Roberto Pires. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. p. 41.