Arte, image, guerra: Picasso, Guernica, Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p57

Palavras-chave:

Guernica, Picasso, Imagem

Resumo

O painel Guernica de Picasso é uma das obras mais vistas e influentes do século XX. Mais do que simplesmente uma obra de arte moderna decisiva, sua imagem marcou o imaginário do século, tornando-se quase uma imagem-símbolo de problemas extra-artísticos como as guerras, a injustiça social, etc. Ao mesmo tempo, sua vinda ao Brasil para a Bienal de 1953, centraliza um debate que já havia se iniciado e que terá consequências fundamentais para a história da arte brasileira: o debate entre figurativos e abstratos. Dos anos 50 até pelo menos os anos 1980, o quadro será elemento de polêmicas e de recontextualizações expressivas no debate artístico e político local, tanto quanto o foi no resto do mundo. Este artigo discute as circunstâncias históricas e os usos que deram à imagem desta obra de Picasso sua força permanente no imaginário social e na cultura artística e política contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Alambert, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP)

Referências

ALAMBERT, F. Arte e mercadoria. In WILLIAMS, R. Palavras-chave. São Paulo: Boitempo, 2007

AMARANTE, Leonor. As Bienais de São Paulo – 1951 a 1987. São Paulo: Projeto, 1989.

ANJOS Jr., Moacir & MORAIS, Jorge Ventura. Picasso ‘visita’ o Recife: a exposição da Escola de Paris em março de 1930. Estud.av, v. 12, n. 34, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?

ARNHEIN, Rudolf. The Genesis of a Painting: Picasso’s Guernica. Berkeley: University of California Press, 1973.

BARATA, Mário. “Guernica e a influência de Picasso no Brasil”. In Pablo! Pablo! Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Arte, 1981. p. 5-6

BARNITZ, Jacqueline. Twentieth-century art of Latin America. Austin, Texas: University of Texas Press, 2001. p. 87.

BASTIDE, R. A pintura e a vida. O Estado de São Paulo, 16 out. 1947. p. 6.

BENTO, Antonio; CARELLI, Mário. Cícero Dias. Banco Icatu S.A., 1997

BRETT, G. Um salto radical. In: ADES, Dawn. Arte na América Latina: a era moderna ,1820-1980. São Paulo: Cosac&Naify, 1997. p. 254.

CAMPOS, Eduardo; ESCHER, Chico. Cícero Dias: décadas de 20 e 30. São Paulo: Fundação Armando Alvares Penteado, 1994

CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001, p. 153.

CHIPP, Herschel. B. Picassos’s Guernica. History, transformations, meanings. Londres: Thames and Hudson, 1988

Cícero Dia: uma vida pela pintura. São Paulo: Simões de Assis Galeria de Arte, 2001

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997

FERRAZ, Geraldo. Guernica: poema vozes do quadro de Picasso. São Paulo: Massao Ohno/Edição do autor, 1962. p. 04

FRASCINA, F. A política da representação. In: WOOD, P. et al. Modernismo em disputa – a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1998, p. 141.

MARTINS, Luís. Os pintores. São Paulo: Cultrix, 1960. p. 257.

MILLIET, Sérgio. A pintura e a guerra. In: MILLIET, Sérgio. Pintura quase sempre. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1944. p. 162.

MILLIET, Sérgio. Da pintura moderna. In: MILLIET, Sérgio. Três conferências. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1955, (Os Cadernos de Cultura)

MILLIET, Sérgio. “Posição do pintor”. Ensaios. São Paulo: Brusco & Cia, 1938, p. 142.

OITICICA, Hélio. A transição da cor do quadro para o espaço e o sentido de construtividade. In: OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 50.

PEDROSA, Mário. A missa de Portinari. In: PEDROSA, Mário. Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981, p. 32

PEDROSA, Mário. Dentro e fora da Bienal. In: PEDROSA, Mário. Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981, p. 53

PEDROSA, Mário. Entre Pernambuco e Paris e Cícero Dias ou a Transição Abstracionista. In: PEDROSA, Mário. Dimensões da arte. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura/Departamento de Imprensa Nacional, 1964.

PEDROSA, Mário. Fundamentos da arte abstrata. In: PEDROSA, Mário. Dimensões da arte. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura/ Departamento de Imprensa Nacional, 1964. p. 212

PEDROSA, M. O momento artístico. In ARANTES, O. (org.). Acadêmicos e modernos. São Paulo: EDUSP, 1998. p. 243

PEDROSA, Mário. Panorama da pintura moderna. In: ARANTES, Otilia (org.). Modernidade cá e lá. São Paulo: EDUSP, 2000. (Textos Escolhidos de Mário Pedrosa, v. 4)

Polyana Canhête: Bienais de São Paulo: da era do Museu à era dos curadores. São Paulo: Boitempo, 2004

SCHAPIRO, Meyer. A unidade da arte de Picasso. São Paulo: Cosac Naify, 2002

WILLIAMS, R. Cultura e Sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1969,

WILLIAMS, R. Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

WILLIAMS, R. Drama from Ibsen to Brecht. Londres: The Hogarth Press, 1987.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

Alambert, F. (2014). Arte, image, guerra: Picasso, Guernica, Brasil. Domínios Da Imagem, 2(2), 57–72. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n2p57

Edição

Seção

Artigos gerais