O cinema hollywoodiano nas escolas brasileiras: motivos para (não) usar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v22.52117Palavras-chave:
Cinema Hollywoodiano, Capitalismo, Indústria, Cultura, EducaçãoResumo
Com o mote de analisar as circunstâncias socioeconômicas, políticas e culturais em que o cinema de Hollywood se inscreve, este trabalho apresenta sugestões para o uso moderado dessa vertente cinematográfica nas salas de aula de escolas do Brasil. Com fulcro nos estudos de economia e sociologia, apontamos o modo, mais ou menos interessado, como o cinema hollywoodiano seduz os espectadores, tanto para lograr lucro financeiro quanto para disseminar ideias que corroboram para a (a)criticidade e superestimação das culturas elitistas. Por isso, no âmbito da escola brasileira, o cinema hollywoodiano tende a figurar, de um lado, como uma possibilidade de se vislumbrar e criticar uma conjuntura artística marcada predominantemente pelo capitalismo e, de outro, como uma ferramenta potente e arriscada, cujo emprego descuidado pode ocasionar alienação cega aos ideais mercadológicos, reforçar privilégios socioeconômicos, potencializar preconceitos (raciais, sociais, culturais etc.), invisibilizar sociedades menos favorecidas economicamente e inferiorizar culturas que não dispõem de aparato financeiro robusto para suas produções artísticas.
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