A interdição das imagens: a construção do outro pelas charges de Maomé

Autores

  • Alberto Klein Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Luisa Hoffmann Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n6p59

Palavras-chave:

Semiótica da Cultura. Islã. Maomé.

Resumo

Este artigo analisa a construção do islã como imagem invertida do ocidente através da publicação das Charges de Maomé em um jornal dinamarquês em setembro de 2005. A associação do profeta islâmico com o terrorismo em imagens é discutida à luz de pressupostos teóricos da semiótica da cultura e de autores como Vilém Flusser e Norval Baitello Júnior.

Biografia do Autor

Alberto Klein, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Autor do livro Imagens de culto e imagens da mídia, publicado pela Sulina.

Maria Luisa Hoffmann, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina. Mestranda em Comunicação na mesma instituição. Bolsista da CAPES.

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Publicado

2009-12-15

Como Citar

Klein, A., & Hoffmann, M. L. (2009). A interdição das imagens: a construção do outro pelas charges de Maomé. Discursos Fotograficos, 5(6), 59–76. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n6p59

Edição

Seção

Artigos