A fotografia dos Jogos Olímpicos Rio 2016: mídias sociais, memes e engajamento

Autores/as

  • Marcos Américo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Laís Akemi Margadona Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n23p112

Palabras clave:

Fotografia, Jogos olímpicos, Ecologia dos Meios, Mídias sociais

Resumen

Este trabalho aborda a produção fotográfica referente ao público dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e inclui também uma discussão sobre a manipulação de fotografias oficiais em memes e virais. Propomos que a fotografia veiculada em mídias sociais foi uma significativa ferramenta de mobilização e aproximação dos Jogos ao universo do espectador brasileiro, bem como importante meio de extensão da narrativa olímpica no contexto transmídia.

Descargas

Biografía del autor/a

Marcos Américo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Docente do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (Mestrado Profissional). Mestre em Comunicação (UNESP), e Doutor em Educação para a Ciência (UNESP). Líder do GECEF - Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol e membro do GENEM - Grupo de Estudos em Nova Ecologia dos Meios.

Laís Akemi Margadona, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e graduada em Design (UNESP). Membro do Grupo de Pesquisa em Nova Ecologia dos Meio (GENEM) e do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF).

Publicado

2017-12-05

Cómo citar

Américo, M., & Margadona, L. A. (2017). A fotografia dos Jogos Olímpicos Rio 2016: mídias sociais, memes e engajamento. Discursos Fotograficos, 13(23), 112–138. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n23p112

Número

Sección

Artigos