Sobre Susan Sontag: a fotografia como pensamento engajado

Autores/as

  • Susana Dobal Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n23p37

Palabras clave:

Susan Sontag. Fotografia. Consciência. Engajamento.

Resumen

Sobre a fotografia foi escrito no final dos anos 1970 e se tornou um texto clássico na área. Susan Sontag retornaria à fotografia em toda a sua vida intelectual, em outros textos. Ela adotou uma perspectiva que, ao mesmo tempo, era fiel às suas preocupações originais e aprofundava aspectos encontrados em outros autores e temas para os quais ela também dedicou seus escritos. Este artigo investiga, assim, como Sontag usou a fotografia como uma frente para seu engajamento com o desenvolvimento da consciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Susana Dobal, Universidade de Brasília

Professora na Universidade de Brasília.Fez mestrado em fotografia (International Center of Photography/New York University) doutorado em História da Arte (CUNY/GC), pós-doc na Université Paris 8 e Aix-Marseille Université. Participou de mais de trinta exposições de fotografia. Publicou artigos sobre fotografia, cinema, arte e o livro Peter Greenaway and the Baroque: writing puzzles with images (Berlin, LAP, 2010). Com Osmar Gonçalves, organizou o livro Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões (Brasília, Casa das Musas, 2013). Desenvolve um blog dedicado a narrativas fotográficas: fotoescritas.blogspot.com

Publicado

2017-12-05

Cómo citar

Dobal, S. (2017). Sobre Susan Sontag: a fotografia como pensamento engajado. Discursos Fotograficos, 13(23), 37–59. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n23p37

Número

Sección

Artigos