O ícone da derrota: a construção do 7x1 pela plasticidade visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p123

Palabras clave:

Diagramação. Plasticidade. Copa do Mundo de Futebol.

Resumen

O estudo investiga a derrota de 7x1 da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol de 2014 pela plasticidade da imagem. O fato foi reconstruído pelas forças plásticas que atuam na imagem, analisadas através de Villafañe (2000), Arnheim (1988) e Kandinsky (1997). As análises tornam mais evidentes as colaborações estratégicas das imagens usadas em capas de jornal na formação dos sentidos gerais que o texto pretende e mostram a flexibilidade do icônico para representar o real, através de elementos como a cor, o ponto, a textura e a dimensão.

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Biografía del autor/a

Magnos Cassiano Casagrande, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM-UFSM). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisas na área de Comunicação e Esporte, Análise do Discurso e Narrativas Midiáticas. Membro da equipe editorial da Revista Interamericana de Comunicação Midiática - Animus.

Fabiano Maggioni, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Adjunto do Curso de Publicidade e Propaganda do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutor em Comunicação Midiática no POSCOM-UFSM. Mestre em Comunicação Midiática da UFSM. Desenvolve pesquisa nas áreas de estratégias de imagem, audiovisualidades, semiótica, charge e mercado. Editor-gerente da Revista Interamericana de Comunicação Midiática - Animus.

Publicado

2016-12-20

Cómo citar

Casagrande, M. C., & Maggioni, F. (2016). O ícone da derrota: a construção do 7x1 pela plasticidade visual. Discursos Fotograficos, 12(21), 123–146. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p123

Número

Sección

Artigos