Fases da história da fotografia e a questão da aura, segundo Walter Benjamin

Autores/as

  • Orlando José Ribeiro de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Marília Flores Seixas de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p163

Palabras clave:

História da Fotografia. Walter Benjamin - Filósofo. Aura.

Resumen

Este artigo aborda as fases da história da fotografia propostas por Walter Benjamin, no ensaio Pequena História da Fotografia, e discute as transformações que atingiram a obra de arte na modernidade, à luz do conceito de aura. A periodização estabelecida por Benjamin - apogeu, declínio, revitalização - é ilustrada com trabalhos dos fotógrafos referidos pelo autor no texto em que visa à “compreensão real da essência da arte fotográfica”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Orlando José Ribeiro de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Desenvolvimento Sustentável - Política e Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Ciências Sociais (UFBA) e em Ciência da Computação (UESB). Graduado em Arquitetura pela UFBA. Professor de Antropologia e cultura Brasileira da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Marília Flores Seixas de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (CDS/UnB). Mestre em Desenvolvimento Sustentável (UnB). Especialista em Leitura: Teoria e Prática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Letras com Inglês e Literatura(UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagem (UESB)

Publicado

2014-07-01

Cómo citar

Oliveira, O. J. R. de, & Oliveira, M. F. S. de. (2014). Fases da história da fotografia e a questão da aura, segundo Walter Benjamin. Discursos Fotograficos, 10(16), 163–190. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p163

Número

Sección

Artigos