Fotojornalismo: taxonomias e categorização de imagens jornalísticas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n10p277Palavras-chave:
Teses e Dissertações. Fotojornalismo. Fotografia de imprensa. O Estado de São Paulo. Agência Estado.Resumo
O estudo se propõe a sistematizar as teorias sobre os gêneros do fotojornalismo de modo a retratar a realidade do trabalho fotográfico desenvolvido pelos veículos de comunicação impressa. A contribuição buscada é também no sentido de organizar conceitos, enunciar uma metodologia de análise e indicar parâmetros que podem ser conhecidos a partir dessa sistematização. Os pressupostos adotados são: 1) a codificação da produção jornalística é um importante instrumento teórico para elucidação e reflexão sobre as práticas dos jornais diários e seus profissionais; 2) uma definição taxonômica clara, objetiva e atual poderá explicar que natureza têm as imagenspublicadas pela imprensa diária. Como procedimento metodológico, foram colocadas em correlação algumas codificações atualmente disponíveis, dentre as quais a criada por Cremilda Medina e Paulo Roberto Leandro, em a Arte de tecer o presente, de 1973, as proposições levantadas por Jorge Pedro Sousa, em Fotojornalismo performativo, o serviço de fotonotícia da Agência Lusa de Informação, de 1997 e os conceitos expostos por Carlos Leonardo Recuero, em Fotojornalismo: a história, a prática e a técnica de 2000. O corpus empírico foi organizado com exemplares fotográficos obtidos da produção fotojornalística do jornal O Estado de S. Paulo, por meio da Agência
Estado. O resultado são diversas grades analíticas cruzando tais preceitos e expondo as conjunções, redundâncias e hiatos das teorias. A estratificação do objeto de análise traz o indicativo para novos parâmetros e serve de alicerce para o confronto da base taxonômica. Os novos modelos obtidos possibilitam principalmente aos acadêmicos de graduação em jornalismo uma melhor compreensão dos processos que envolvem o fluxo de produção da notícia fotojornalística.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.