Imagem Fotográfica, Cultura e Sociedade

Autores

  • Itamar de Morais Nobre UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Vânia Vasconcelos Gico FARN - Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n10p107

Palavras-chave:

Análise Semiótica. Códigos Culturais.

Resumo

Reflete-se a interrelação imagem fotográfica-cultura-sociedade, com o objetivo discutir a religação teoria-prática da investigação, as estratégias de ação e o cenário da pesquisa. Observa-se que o fotógrafo poderá reproduzir o que apreendeu como conhecimento e visão de mundo na fotografia, assumindo a responsabilidade de diferenciar a sua percepção sobre o que observa. Conclui-se que tal direção leva a imagem fotográfica a ser vista como mapa dos espaços, ações e interpretações culturais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Itamar de Morais Nobre, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor de terceiro grau adjunto III, do Departamento de Comunicação Social, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do PPgEM/UFRN - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia. Membro do Grupo de Pesquisa PRAGMA - Pragmática da Comunicação e da Mídia: Teorias, Linguagens, Indústrias Culturais e Cidadania. Membro do Grupo de Estudos BOA-VENTURA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/UFRN, em convênio com a Universidade de Coimbra-Portugal. Filiado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em ComuniCação – INTERCOM. Filiado à Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação – Rede Folkcom. Enfatiza estudos e pesquisas sobre Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem, fotojornalismo, fotografia, cultura e sociedade, narrativa visual, meio ambiente.

Vânia Vasconcelos Gico, FARN - Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte

Professora e Pesquisadora Associada do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora da Base de Pesquisa Cultura, Política e Educação - Coordenadora da Linha de Pesquisa Sociedade, Dinâmicas Culturais, Memória. Coordenadora do Grupo de Estudos BOA-VENTURA - CCHLA/UFRN, em convênio com a Universidade de Coimbra-Portugal. Professora-Pesquisadora da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte – FARN.

Downloads

Publicado

2011-08-10

Como Citar

Nobre, I. de M., & Gico, V. V. (2011). Imagem Fotográfica, Cultura e Sociedade. Discursos Fotograficos, 7(10), 107–126. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n10p107

Edição

Seção

Artigos