Olimpianos pós-modernos: um rápido olhar sobre as fotografias de celebridades

Autores

  • Levy Henrique Bittencourt Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Simonetta Persichetti Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n8p101

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Olimpianos. Cultura de massa.

Resumo

O artigo aborda o conceito de olimpianos, proposto pelo teórico Edgar Morin, sob a perspectiva da fotografia. Escolheu-se uma foto da cobertura do Oscar 2009 – do casal Brad Pitt e Angelina Jolie - publicada na revista Veja, em 4 de março de 2009, além de outras imagens de importância secundárias para a compreensão da teoria abordada. Não foi efetuada análise das fotografias, mas sim dos conceitos e dos efeitos desse tipo de imagem na sociedade. Foram levantados conceitos pertinentes ao ato de fotografar, assim como a relação entre fotógrafo, sujeito fotografado e consumidor de imagens. A questão do duplo na fotografia – realidade, ilusão; distância, proximidade; vida, morte.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Levy Henrique Bittencourt Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduado no ano de 2008 em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em fotografia pela mesma universidade. Mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC – SP.

Simonetta Persichetti, Universidade Estadual de Londrina

Jornalista. Mestre em Comunicação e Artes. Doutora em Psicologia Social. Autora dos livros Imagens da Fotografia Brasileira I e Imagens da Fotografia Brasileira II. Organiza a Coleção Senac de Fotografia. Docente do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina. Membro do Conselho Editorial da revista Discursos Fotográficos.

Downloads

Publicado

2010-12-15

Como Citar

Bittencourt Neto, L. H., & Persichetti, S. (2010). Olimpianos pós-modernos: um rápido olhar sobre as fotografias de celebridades. Discursos Fotograficos, 6(8), 101–118. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n8p101

Edição

Seção

Artigos