Mise en scène: fotografía y escenificación en los albores de la modernidad
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2010v6n9p193Palavras-chave:
Análise Fotográfica. Encenação. Pictorialismo. Tableau Vivant.Resumo
Con el nacimiento de la fotografía, en 1839, se inauguran una serie de debates a propósito de la artisticidad de la imagen fotográfica. Para muchos, la fotografía debía resignarse a ser uma mera herramienta auxiliar de las Bellas Artes, un espejo con memória que reprodujese fielmente la realidad. Sin embargo, desde SUS orígenes, la fotografía intentó alcanzar un estatus artístico acudiendo a la escenificación como medio para crear imágenes que dialogaban con las prácticas pictóricas y teatrales de la época. Ese impulso ficcional basado en la escenificación será una constante en los discursos fotográficos hasta que a principios del siglo XX la fotografia directa (straight photography) desplace al pictorialismo como corriente fotográfica dominante.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.