Inteligência Artificial, Tecnologias da Informação e Comunicação e evasão escolar: reflexão e levantamento de projetos que contribuam para o combate ao problema no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n36p154

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Inteligência Artificial, Novo Ensino Médio, Ambientes Escolares

Resumo

A evasão escolar no Ensino Médio é um grande desafio educacional para o Brasil, conforme apontam pesquisas como PNAD5 e Censo Escolar, do IBGE. As causas englobam questões pedagógicas, sociais, econômicas e culturais e demandam soluções multissetoriais. Embora algumas políticas públicas tenham sido implementadas, o país ainda não alcançou as metas de universalização estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) para 2014-2024.
Ao mesmo tempo, observa-se que as tecnologias digitais estão mais presentes no ensino, especialmente em ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Neste cenário, o artigo apresenta um ensaio teórico, com exemplos de casos que tenham potencial de impacto no combate direto à evasão escolar, na melhoria da aprendizagem e em aspectos sociais.

 

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Biografia do Autor

Heron Ledon Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Danielle Ferraro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre  em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Norval Baitello Junior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 Doutor em Ciências da Comunicação e Literatura Comparada pela Universidade Livre de Berlim. Professor do PPG em Comunicação e Semiótica da PUC-SP .

Rogério da Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 Doutor em História da Filosofia – Université de Paris IV (Paris-Sorbonne). Professor e Vice-Coordenador do PPG em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

Ledon Pereira, H., Ferraro, D., Baitello Junior, N., & da Costa, R. (2024). Inteligência Artificial, Tecnologias da Informação e Comunicação e evasão escolar: reflexão e levantamento de projetos que contribuam para o combate ao problema no Ensino Médio. Discursos Fotograficos, 21(36), 154–171. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n36p154

Edição

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Artigos