A representação da árvore à floresta: reflexões sobre natureza, arte e representação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n36p87

Palavras-chave:

prática artística, arquivo , colonialismo , natureza, bosque

Resumo

O  seguinte texto busca refletir sobre o papel da representação na compreensão e percepção da natureza. Aponta para interrogar, a partir da prática artística do coletivo Agência de Borde, a problemática categorização da vida e, especificamente, como se representam e experimentam as categorias do binômio natureza/cultura. Isso, através das figurações que estabelece a árvore como imagem e sujeito cultural. Para isso, serão analisados aspectos da prática e dos processos reflexivos do coletivo em torno do projeto Bosques de Fuego, especificamente a partir da análise de duas obras: “Postais”, realizada com parte da coleção de postais do arquivo fotográfico da Biblioteca Nacional do Chile, e a obra “Diagrama de Contato”, criada a partir da experiência situada na reserva de conservação Bosque Pehuén, no sul do Chile. Com isso, busca-se abordar de que maneira é possível refletir em torno da representação de relações interespecíficas entre as árvores, a floresta e seus habitantes. Para alcançar isso, serão problematizadas as noções de sentipensar, o extravisual e a intra-ação, estabelecendo um marco teórico que permita refletir sobre como as distintas figurações da floresta são apropriadas, girando de uma imagem representacional para uma relacional. Com isso, propõe-se uma possibilidade diferente para a compreensão do nosso habitar em, com e a partir dos territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria/Rosario Montero Prieto, Pontificia Universidad Católica de Chile

    Doutora em Estudios Culturales em Goldsmith. Professora da Universidade Finisterrae.

Referências

ACOSTA, Andrea. Diálogos feministas encarnados-situados resignificando nuestros espacios de producción de conocimiento y nuestras prácticas de subjetivación. Revista Disertaciones, Armenia, CO, p. 7–27, 2022. DOI: https://doi.org/10.33975/disuq.vol11n2.925 DOI: https://doi.org/10.33975/disuq.vol11n2.925

AHALL, Linda. Affect as methodology: feminism and the politics of emotion. International Political Sociology, Chichester, GB, v. 12, n. 1, p. 36-52, 2018. DOI: https://doi.org/10.1093/ips/olx024 DOI: https://doi.org/10.1093/ips/olx024

BARAD, Karen. Meeting the universe halfway: quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Durhan: Duke University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv12101zq

BIRKSTED, Jan Kenneth. Landscape history and theory: from subject matter to analytic tool. Landscape, Berkeley, CA, v. 8, n. 2, p. 4-28, 2004.

CALFUQUEO, Seba; ERRAZURIZ, Maya; IBARRA, Tomás; LARA, María; MELO, Sebastián; MONTERO, María-Rosario,

COOLE, Diana; FROST, Samatha. New materialisms: ontology, agency, and politics. Durham: NC: Duke University Press, 2013. (New materialisms).

DESCOLA, Philippe; PALSON, Gísli. Nature and society: anthropological perspectives. London: Routledge, 1996.

DESCOLA, Philippe; PIGNOCCHI, Alessandro. Ethnographies des mondes à venir. Paris: Kindle Edition, 2022.

DESPRET, Vinciane. Habitar como un pájaro: modos de hacer y pensar los territorios. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial Cactus, 2022.

DOUGHTY, Robin. The eucalyptus: a natural and commercial history of the gum tree. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2000.

ESCOBAR, Arturo. Sentipensar con la Tierra: Las luchas territoriales y la dimensión ontológica de las epistemologías del Sur. Aibr - Revista De Antropología Iberoamericana, Madrid, v. 11, n. 1, p. 11-32, Jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.11156/aibr.110102

FLUSSER, Vilem. Towards a philosophy of photography. London: Reaktion, 2000.

GÓMEZ-BARRIS, Macarena. La zona extractiva: ecologías sociales y perspectivas descoloniales. Ediciones Metales Pesados. 2021. DOI: http://www.digitaliapublishing.com/a/102579/ DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1wgvbf0

GUERRA, Carlos. Restituciones. La fotografía en deuda con su pasado. Madrid: Fundación Mapfre, 2023.

HARAWAY, Donna. Simians, cyborgs, and women: the reinvention of nature. 1991. DOI: http://www.f.waseda.jp/sidoli/Haraway_Cyborg_Manifesto.pdf

HONORATO, María-Teresa; ALTAMIRANO, Tomás; IBARRA, José Tomás; DE LA MAZA, Mariano; BONACIC, Cristián;

MARTIN; Kathy. Composición y preferencias en el material del nido por vertebrados nidificadores de cavidades en el bosque templado andino de Chile. Bosque, Valdivia, v. 37, n. 3, p. 485-492, 2016. DOI: https://doi.org/10.4067/S0717-92002016000300005

IBARRA, José Tomás; PETITPAS, Robert; BARREAU, Antonia; CAVIEDES, Julián; CORTÉS, Josefina; ORREGO, Gabriel; SALAZAR, Gonzalo; ALTAMIRANO, Tomás. Becoming tree, becoming memory: social-ecological fabrics in Pewen (Araucaria araucana) landscapes of the southern Andes. en Wall, J. The cultural value of trees: folk value and biocultural conservation. In: WALL, Jeffrey (ed.). Abingdon: Routledge Taylor & Francis Group. 2022. p. 15-31. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429320897-3

LATOUR, Bruno. We have never been modern. Harlow: Longman. 1993.

MACCORMACK, Carol; STRATHERN, Marilyn (ed.). Nature, culture, and gender. Cambridge: Cambridge University Press, 1980.

MACNAGHTEN, Phill; URRY, John. Contested natures. London: SAGE Publications, 1998. DOI: https://doi.org/10.4135/9781446217337

MIGNOLO, Walter La opción de-colonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto y un caso. Tabula Rasa: Revista De Humanidades, Bogota, n. 8, p. 243-282, 2008. DOI: https://doi.org/10.25058/20112742.331

MIGNOLO, Walter. Decolonial aesthetics/aesthesis has become a connector across the continents Contemporary Art. 2014. DOI: http://www.contemporaryand.com/magazines/decolonial-aestheticsaesthesis-has-become-a-connector-across-the-continent/

MIGNOLO, Walter. The darker side of Western modernity: Global futures, decolonial options. Durham: Duke University Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv125jqbw

MILLER-KLUBOCK, Thomas. La frontera: forests and ecological conflict in Chile's frontier territory. Durham: Duke Univ. Press. 2014. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822376569

MONTERO, María-Rosario. Una línea marca el horizonte. Fotografía contemporánea del paisaje en Chile. Santiago, Chile: Editorial Metales Pesados, 2023.

ROJAS, Sergio Arte contemporáneo: la reflexión crítica de lo tremendo. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE ARTE

PERUANO, 2017, Lima, Perú. Conferencia leída […]. Lima: Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2017.

RUBINSTEIN, Daniel Nothing to see here: photography and the politics of invisibility. 2013. DOI: http://www.danielrubinstein.net/wp-content/uploads/2013/04/Rubinstein_Nothing-to-See-Here.pdf

SALAS, Paula. Formas de habitar el territorio. Revista Universitaria, Santiago, Chile, n. 175, 2023. DOI: https://revistauniversitaria.uc.cl/especial/formas-de-habitar-el-territorio/21239/

Publicado

2024-06-10

Como Citar

Montero Prieto, M. (2024). A representação da árvore à floresta: reflexões sobre natureza, arte e representação. Discursos Fotograficos, 21(36), 87–111. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n36p87

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento