Estratégias de produção de sentidos: uma reflexão sobre a comicidade e a metáfora na ilustração fotográfica

Autores

  • Ana Carolina Lima Santos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n7p99

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Foto-ilustração. Comicidade. Metáfora. Revista.

Resumo

O presente trabalho tenta conceber os modos de produção de sentidos da foto-ilustração, dando especial atenção à comicidade e à metáfora. As ideias de um efeito cômico e de um caráter metafórico dessas imagens são trabalhadas a fim de serem entendidas numa dupla função: de um lado, estabelecendo uma relação de cumplicidade com o leitor e, de outro, servindo enquanto operador cognitivo. Assim, elas funcionam para um fim retórico, pois se configuram como procedimentos para a construção de uma mensagem que visa guiar o leitor na interpretação dos assuntos noticiados.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Lima Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Comunicação Social – Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Santos, A. C. L. (2009). Estratégias de produção de sentidos: uma reflexão sobre a comicidade e a metáfora na ilustração fotográfica. Discursos Fotograficos, 5(7), 99–124. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2009v5n7p99

Edição

Seção

Artigos