Diante de uma foto de Chichico Alkmim: equívocos entre as molduras de enquadramento e composição no retrato fotográfico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p13Palavras-chave:
Fotografia, Retrato, Composição, Extraquadro, Enquadramento.Resumo
O texto tem como corpus de partida um retrato de estúdio de autoria de Chichico Alkmim feito em Diamantina, MG, por volta dos anos 1910. Problematiza-se a dinâmica de organização visual segundo o conceito de programa tecnológico e ideológico da fotografia; das funções das molduras que operam o quadro da imagem em relação ao enquadramento, composição e contorno; e de extraquadro. A partir da coexistência de dois grupos sociais díspares que aparecem na imagem, buscam-se elaborações e contornos iniciais sobre a noção de equívoco de enquadramento e composicional. Assim, objetiva-se, com apoio de dados historiográficos, demonstrar que a ocupação marginal em parcelas periféricas da imagem fotográfica corresponde a dinâmicas de segregação social internalizadas e elaboradas ainda no século XIX e que se prolongam no percurso da fotografia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-04-16
Como Citar
Silva Jr., J. A. (2020). Diante de uma foto de Chichico Alkmim: equívocos entre as molduras de enquadramento e composição no retrato fotográfico. Discursos Fotograficos, 15(26), 13–35. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p13
Edição
Seção
Artigos
Licença
Discurso fotográfico adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.