Diante de uma foto de Chichico Alkmim: equívocos entre as molduras de enquadramento e composição no retrato fotográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p13

Palavras-chave:

Fotografia, Retrato, Composição, Extraquadro, Enquadramento.

Resumo

O texto tem como corpus de partida um retrato de estúdio de autoria de Chichico Alkmim feito em Diamantina, MG, por volta dos anos 1910. Problematiza-se a dinâmica de organização visual segundo o conceito de programa tecnológico e ideológico da fotografia; das funções das molduras que operam o quadro da imagem em relação ao enquadramento, composição e contorno; e de extraquadro. A partir da coexistência de dois grupos sociais díspares que aparecem na imagem, buscam-se elaborações e contornos iniciais sobre a noção de equívoco de enquadramento e composicional. Assim, objetiva-se, com apoio de dados historiográficos, demonstrar que a ocupação marginal em parcelas periféricas da imagem fotográfica corresponde a dinâmicas de segregação social internalizadas e elaboradas ainda no século XIX e que se prolongam no percurso da fotografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Afonso Silva Jr., Programa de Pós-Graduação em Comunicação. PPGCOM-UFPE. Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Jornalismo (1992) UFPE.
Especialista em Antropologia Cultural (1994) UFPE.
Mestre (2000) e Doutor (2006) em comunicação e Cultura Contemporâneas. FACOM-UFBA.
Pós-Doutor em Estudos de jornalismo. Univ. Pompeu Fabra. Barcelona, Espanha (2011).
Professor/ pesquisador Adjunto PPGCOM-UFPE.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Silva Jr., J. A. (2020). Diante de uma foto de Chichico Alkmim: equívocos entre as molduras de enquadramento e composição no retrato fotográfico. Discursos Fotograficos, 15(26), 13–35. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n26p13

Edição

Seção

Artigos