Fotografia: intertextualidades e hibridismos

Autores

  • Fernando Cury de Tacca Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p113

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Literatura. Intertextualidade.

Resumo

Este artigo aborda intertextualidades da fotografia com o cinema, a literatura, a gravura e a internet. Busca-se organizar o pensamento fotográfico a partir de suas relações e hibridismos com outras artes e meios de comunicação. Ao entendermos o aspecto intertextual da fotografia em vários momentos de sua história caminhamos no entendimento de sua intersecção com a ciência, as artes e os meios de comunicação, relações presentes desde a origem da fotografia e com desdobramentos nos dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Cury de Tacca, Universidade de Campinas

Fotógrafo e professor livre docente no Departamento de Multimeios, Mídia & Comunicação do Instituto de Arte da Unicamp – Universidade de Campinas. Foi professor visitante na Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka, Japão, entre 1995 e 1997. Assumiu a Cátedra de Estudos Brasileiros na Universidade de Buenos Aires, Argentina, em 2004. Vencedor do I Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da Funarte (1984), foi contemplado com a Bolsa Vitae de Artes (2002). Recebeu o Prêmio Pierre Verger de Ensaio Fotográfico – 2006, da Associação Brasileira de Antropologia. É autor do livro A imagética da Comissão Rondon (Editora Papirus, 2001). Atualmente é coordenador do Núcleo de Pesquisa “Fotografia: Cultura e Comunicação” da Intercom e editor da revista eletrônica Studium:  www.studium.iar.unicamp.br.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Tacca, F. C. de. (2007). Fotografia: intertextualidades e hibridismos. Discursos Fotograficos, 3(3), 113–132. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p113

Edição

Seção

Artigos